22 de jun. de 2013

Tela Azul, como resolver?

 O seu computador está em pleno funcionamento e de repente você se depara com isso:


Poucos são os que tiveram o privilégio de não ter visto essa tela alguma vez. Então se isso aconteceu com seu computador, saiba que os motivos podem ser vários. Abaixo veja cada um deles:

Memória danificada

A memória é de longe a maior causadora da tela azul da morte nos PCs, então antes de mais nada é importante testá-la em outro computador ou executar um programa de teste. Eu recomendo o Memtest86+, que deve ser gravado em um cd virgem e executado na inicialização do computador (boot).

Driver mal instalado

Drivers são responsáveis pela comunicação correta entre o Hardware e o sistema operacional. Se um driver for instalado incorretamente, modelo errado, pode acontecer de o dispositivo não funcionar, ou o sistema travar completamente a ponto de nem sequer inicializar. Então é sempre importante manter os drivers atualizados e instalar preferencialmente aqueles disponibilizados direto do site do fabricante do Hardware.

Vírus

Vírus são programas feitos por pessoas mal-intencionadas justamente para danificar o seu sistema operacional. Então não deixe seu sistema vulnerável. Tenha sempre um programa antivírus atualizado juntamente com um bom Firewall, pois quando menos você espera seu PC pode ser infectado.

HD com defeito

O disco rígido começando a partir "dessa para uma melhor" também pode ser o causador do problema. Existem diversos softwares que realizam o diagnóstico da saúde do disco rígido, um deles é o HD Tune que pode ser baixado aqui.

Desligamento incorreto

Desligar o computador no "tranco" tirando da tomada, segurando o botão power, ou até mesmo por queda de energia, além de danificar o HD ainda pode fazer com que o sistema não inicialize mais apresentando a tela azul. Quando isso acontece, é porque ao  se desligar incorretamente o computador, algum arquivo do sistema pode ser corrompido. Uma possível solução seria passar o CHKDSK na unidade através do cd de instalação do Windows, ou remover o HD e instalar em outra máquina, e realizar o reparo com o ScanDisk do Windows.

Bom, esses são os principais defeitos causadores da famosa "Tela Azul Da Morte", comente.

Nenhum comentário: