27 de jun. de 2013

O que é o Ataque de negação de serviço - DoS Attack

Um ataque de negação de serviço (também conhecido como DoS Attack, um acrônimo em inglês para Denial of Service), é uma tentativa em tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus utilizadores. Alvos típicos são servidores web, e o ataque tenta tornar as páginas hospedadas indisponíveis na World Wide Web. Não se trata de uma invasão do sistema, mas sim da sua invalidação por sobrecarga. Os ataques de negação de serviço são feitos geralmente de duas formas:


- Forçar o sistema vítima a reinicializar ou consumir todos os recursos (como memória ou processamento por exemplo) de forma que ele não pode mais fornecer seu serviço.



- Obstruir a mídia de comunicação entre os utilizadores e o sistema vítima de forma a não comunicarem-se adequadamente.


Ataque distribuído

Em um ataque distribuído de negação de serviço (também conhecido como DDoS, um acrônimo em inglês para Distributed Denial of Service), um computador mestre (denominado "Master") pode ter sob seu comando até milhares de computadores ("Zombies" - zumbis). Neste caso, as tarefas de ataque de negação de serviço são distribuídas a um "exército" de máquinas escravizadas.

O ataque consiste em fazer com que os Zumbis (máquinas infectadas e sob comando do Mestre) se preparem para acessar um determinado recurso em um determinado servidor em uma mesma hora de uma mesma data. Passada essa fase, na determinada hora, todos os zumbis (ligados e conectados à rede) acessarão ao mesmo recurso do mesmo servidor. Como servidores web possuem um número limitado de usuários que pode atender simultaneamente ("slots"), o grande e repentino número de requisições de acesso esgota esse número de slot, fazendo com que o servidor não seja capaz de atender a mais nenhum pedido.
Dependendo do recurso atacado, o servidor pode chegar a reiniciar ou até mesmo ficar travado.


Ataques de Negação de Serviço

O principal objetivo de um ataque de negação de serviço é deixar um recurso computacional inacessível para seus usuários legítimos. As duas classes principais de métodos de ataque são diminuição de largura de banda e esgotamento de recursos. Ataques de diminuição de largura de banda são caracterizados pelos ataques por inundação e amplificação. Ataques de esgotamento de recursos são ataques que fazem uso indevido dos protocolos de comunicação de rede ou enviam pacotes de rede malformados  . 



Ataques por Inundação

Ataques por inundação se caracterizam por enviarem um grande volume de tráfego ao sistema da vítima primária de modo a congestionar sua banda. O impacto deste ataque pode variar entre deixar o sistema lento, derrubá-lo ou sobrecarregar a banda da rede da vítima. Ataques por inundação podem usar pacotes UDP (User Datagram Protocol) ou ICMP (Internet Control Message Protocol)  .


Ataques por Amplificação

Ataques por amplificação se caracterizam por enviarem requisições forjadas para uma grande quantidade de computadores ou para um endereço IP de broadcast, que por sua vez responderão às requisições. Forjando o endereço IP de origem das requisições para o endereço IP da vítima primária fará com que todas as respostas sejam direcionadas para o alvo do ataque. O endereço IP de broadcast é um recurso encontrado em roteadores. Quando uma requisição possui um endereço IP de broadcast como endereço de destino, o roteador replica o pacote e o envia para todos os endereços IP dentro do intervalo de broadcast. Em ataques por amplificação, endereços de broadcast são usados para amplificar e refletir o tráfego de ataque, reduzindo então a banda da vítima primária  .


Ataques por Exploração de Protocolos

Ataques por exploração de protocolos se caracterizam por consumir excessivamente os recursos da vítima primária explorando alguma característica específica ou falha de implementação de algum protocolo instalado no sistema da vítima. Os principais ataques por exploração de protocolos são por uso indevido de pacotes TCP SYN (Transfer Control Protocol Synchronize) ou de pacotes TCP PUSH+ACK  .

 

Nenhum comentário: