14 de jun. de 2013

Como saber se é preciso formatar o computador

Hoje vamos ver aqui algumas dicas para saber se seu computador precisa ou não ser formatado, seguindo com a ideia de que a formatação será sempre a última opção à ser levada em consideração.
Não leve tudo que ouve ao pé da letra, formatando seu computador toda hora sem motivos claros e fortes para isso, mas vamos aqui mostrar algumas situações típicas levarão seu computador à ser formatado.


Defeitos típicos para uma formatação !

É comum as pessoas levarem seus computadores aos técnicos quando à algum problema com o boot do windows (Computador não sai da tela preta), mas simplesmente ignoram outros sintomas do computador, como lentidão, vírus, erros de registro e etc.

Computador fica reiniciando (Looping do Boot)

A famosa "Tela Preta" que exibe erros ao iniciar seu computador, como o famoso "Falta de Ntldr" é muito comum quando à quedas repentinas de energia, e seu computador estava ligado fazendo com que o HD (Hard Disk) para-se bruscamente perdendo então alguns arquivos do sistema.

Na maioria dos casos, a solução realmente é a formatação, pois tentar contornar este erro até é possível, mas o Custo VS Benefício não seriam legais.

então se seu computador apresentou este erro, provavelmente ele terá que ser formatado.

Lentidão, Vírus, ou mesmo a Falta de segurança !

Quando um computador está com lentidão excessiva  ou mesmo infectado por vírus você e seu computador correm um imenso perigo !
A lentidão irá atrapalhar em seus trabalhos ou mesmo acesso à internet, mas o vírus podem ser de vários gêneros diferentes, sendo eles os Trojans, Hidden, e os famosos vírus que acabam com seus arquivos, um muito conhecido é o SALITE !

Pois bem ! Se seu computador apresenta estes sintomas, provavelmente você será obrigado à formatar e possivelmente perder alguns arquivos importantes, pois caso os salve e coloque-os novamente em seu computador ele irá infectar-se novamente.

Este é apenas um pequeno problema se comparado ao maior deles, a falta de segurança !

O vírus salite por exemplo irá simplesmente danificar todos os arquivos terminados em EXE de seu computador, e isso é simplesmente a morte para ele já que 90% dos arquivos do Windows é terminada em Exe.

O Vírus Hidden é uma incógnita para muitos, pois ele oculta tanto arquivos de seu sistema como também do próprio vírus, fazendo com que o usuário tenha a sensação de segurança.

Já os Trojans ou "Cavalos de Troia" são criados exclusivamente para enviar suas informações para um banco de dados externo, tornado-se um problema enorme para quem utiliza o computador para acessar bancos, ou mesmo cadastro em sites de vendas e compras podendo então ter tudo isso perdido para uma pessoa mal intencionada.

Ou seja ! se seu computador apresentar alguns destes sintomas, a solução seria a formatação sem dúvida alguma.
Claro que há maneiras de contornar isso fazendo a remoção dos vírus, mas eu como técnico de manutenção digo que para formatar o computador, cobraria 60 à 80 Reais, e para fazer a remoção de vírus 100 ou mais e sem dar garantia de remoção total ou mesmo de arquivos intactos.

Upgrade de Sistema ou Hardware !

Temos também a hipótese de ter que formatar nossos computadores, ao querer instalar um novo sistema operacional, em outros casos é simplesmente para não ficar para trás, um grande exemplo é a utilização do Windows Xp e ter a necessidade de atualiza-lo para Windows 7 ou do 7 para o 8.

Você tem também soluções práticas para isso, porque em caso de atualização (Upgrade) de sistema, fazer uma instalação em Dual-Boot, mantendo o Sistema operacional antigo em uma partição diferente.

Em casos em que é necessário atualizar seu Hardware (Upgrade) para que tenha suporte à novas tecnologias como foi o caso do lançamento do SATA, PcI-Express, e Placas mais modernas.

Quando a ocasião é esta, na maioria das vezes somos obrigados à formatar porque o Hardware será diferente e o sistema instalado não terá suporte ao novo. e em caso de HDs, não terá jeito algum.

Então já fique sabendo qu eem caso de um Upgrade de Hardware provavelmente você terá que formatar seu sistema.



CUIDADO !!! Formatação VICIA !!!

Nenhum comentário: