30 de jun. de 2013

Quando fazer Root no Android?


Lentidão? Cansado da performance do seu celular? Vamos “rootear” o seu celular… mas pera, quando devemos REALMENTE fazer isso? Tem necessidade? É seguro? 

Uma explicação breve… Primeiramente, fazer root é virar o usuário “administrador” do aparelho e com isso, obter acesso profundo e detalhado do seu aparelho, ou seja, modifica-lo como quiser.

 Fazer root apresenta várias vantagens, como:

 
  •  Apps variados

Revira e mexe o Google Play Store disponibiliza apps bons e alguns gratuitos. Com isso, alguns geeks espertinhos aproveitam dessa situação e acabam adquirindo apps considerados errados. Como assim? Na Play Store, alguns aplicativos tem a função de fazer root no seu aparelho, te ajudar (mesmo que seu aparelho corra riscos) e tudo isso com a aprovação da Google.

  • Skins

Há quem negue, mas as skins do fabricantes dos aparelhos são feias que dói. Além de feias, são pesadas, desajeitadas e rejeitada pelo usuário. Fazendo root e instalando ROMs é possível modificar esse padrão e ser feliz.

  • Tirando o acúmulo

Apps que você não usa é um dos motivos para fazer root no aparelho. Depois de excluir esses programas, os rastros deles estão presente no aparelho. E é recomendável usar um bom aplicativo para excluir de vez. Recomendo o Titanium Backup, que cumpre o que diz.

  •  Melhoras na qualidade da bateria e mais rapidez

O root permite que o usuário instale kernels customizados, ou seja, o software que dialoga com o hardware. Alguns kernels são feitos para economizar energia da bateria, outros para aumentar a velocidade e desempenho do aparelho. 

  • Overclock

Algumas custom kernel (raramente as padrões) permitem que o usuário modifique as frequências de seu processador, o que leva em um ganho de desempenho e uma perca na duração da bateria. O Android Noob recomenda o Set CPU, que habilita o overclock ou underclock do processador, e ainda define regras para o uso.

Acima foi apresentado apenas algumas das vantagens de fazer root, ainda existem muitas outras, como a possibilidade de instalar o DATA de uma aplicação no cartão de memória.

Mas o root apresenta algumas desvantagens, tais como:

  •  Perda de garantia do aparelho; 

  •  Caso feito errado, pode brickar (O aparelho para de funcionar até que você o “desbricke”, normalmente um aparelho brickado costuma nem mesmo ligar e o único método para desbricka-lo é reinstalando a firmware) o aparelho;
  •  Vulnerável a invasões de outros usuários; 
  • Aplicativos com root podem fazer o que “quiserem” no aparelho, logo, se um usuário desatento sai instalando aplicativos desconfiáveis que necessitam de root, tal aplicativo pode acabar danificando o aparelho de alguma forma.
 
Acima também foi apresentado apenas apenas das desvantagens de fazer root, ainda existem muitas outras.

Resumindo…

Apesar das inúmeras vantagens e liberdade que o root nos oferece, devemos fazer root apenas quando for realmente necessário. Então, para quem realmente NÃO sabe do assunto, é melhor evitar fazer root, pois, se feito de forma incorreta pode estragar o aparelho (brickar) de forma temporária, ou até mesmo para sempre. É importante lembrar que, EU não me responsabilizo por qualquer danos no seu aparelho.





Um comentário:

Amazonidas disse...

Bom Dia.
Gostaria de saber se fazendo o Root, posso habilitar um Modem para o Tablet SM-T210, cujas config não permitem isso. Abraços,
Hilton
hilton946@hotmail.com