13 de jun. de 2013

Resolver problemas com AVG em Windows 7 64bits

Os antivírus são a segurança dos nossos PC’s. Confiamos neles para manterem as nossas máquinas limpas de vírus, trojans e outros tipos de programas que nos causam tantos problemas.

A última atualização do antivírus que a AVG colocou disponível para os seus utilizadores acabou por se tornar um presente envenenado. Todos os utilizadores com o Windows 7 de 64 bits que fizeram essa atualização viram as suas máquinas ficarem inutilizadas por não as conseguirem iniciar. Felizmente esse problema afeta apenas esses utilizadores e tem uma solução, relativamente, fácil de implementar.

 Devem em primeiro lugar verificar se fizeram essa atualização. É simples de verificar, pois se a fizeram o Windows 7 de 64 bits não inicia.

A forma de resolver esse problema passa por criarem um CD ou Pendrive de recuperação, sendo que essas imagens são disponibilizadas pela própria AVG. Criem então o suporte de inico (CD ou Pendrive) e iniciem o PC com ele.

 Depois de iniciarem devem navegar para a zona de gerenciador de arquivos. Acendam pelo menu Utilities > File Manager. Ai dentro devem navegar para o disco que estiver montado. Tipicamente será /mnt/sda1/. Depois de acenderem ao disco naveguem para a pasta /Windows/system32/drivers/.

Uma vez aí dentro devem renomear as extensões todos os arquivos que tenham o seu nome começando por agv (avgldx86.sys, avgtdix.sys, etc.). Usem a tecla F6 para realizar essa alteração.

Alterem as extensões dos arquivos de sys para bak., por exemplo. Devem manter esses arquivos para uma utilização posterior.

Depois de realizarem essa alteração devem reiniciar o PC. Usem a sequência de teclas CTRL + Alt + Del e o sistema reiniciará. Não se esqueçam de remover o CD ou a Pendrive antes de reiniciarem o PC.

Com a alteração que fizeram o AVG não será executado e o problema deverá ter sido ultrapassado. Lembrem-se que estão sem antivírus e que devem tomar medidas para se protegerem.

Naturalmente que podem usar estas instruções para efetuarem outras recuperações em situações de emergência e em que necessitem de efetuar alterações em arquivos do sistema operacional.

Nenhum comentário: