13 de jun. de 2013

Dica: Desligar a notificação de backup no Win 7

O Windows sempre veio munido de ferramentas que nos permitem fazer a sua gestão sem termos de recorrer a agentes externos. Só temos de procurar. No entanto, e como é natural, pela Internet vão surgindo ferramentas capazes de equiparar e até ultrapassar as que o Windows possui. Nestes casos temos então de acender ao nosso Windows e desabilitar ou desconfigurar o que essa nova aplicação faz para não consumir-nos recursos desnecessariamente.

Hoje vou explicar como desabilitar a mensagem de sistema que indica que devem configurar o backup do Windows 7. E recorrendo apenas a uma chave de registo.

 Antes de avançarmos para a configuração e remoção da mensagem de alerta vou indicar que estou assumindo que estou fazendo backups por outra ferramenta. Não pretendo que desabilitem pura e simplesmente os backups. Eles fazem falta e vão senti-las falta nas horas menos próprias. Fica o aviso.

A mensagem em questão é mostrada periodicamente sempre que os utilizadores não tenham o seu backup periódico configurado. E desaparece quando essa configuração é feita.




Naturalmente que podemos querer usar outra ferramenta de backup e caso o façamos temos sempre esta indicação pendente. Como podemos então terminar com este alerta? É simples, só temos de criar uma chave no registro e fazer um simples reboot.

 Abrir então o editor de registro (regedit). Para isso, na caixa de execução do Windows 7 escrevam o comando regedit.

 Na janela que abrir vá na chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\WindowsBackup

Caso esta última chave não exista devem criá-la. Basta clicarem com o botão direito do mouse em cima da entrada Current Version e adicionem uma chave. Dêem-lhe o nome WindowsBackup e está feito. Ela cria por omissão a entrada (Predefinição). Deixem ficar assim.

 Ai dentro devem criar uma e entrada DWORD (32 bits) com os seguintes dados:

  • Nome da chave: DisableMonitoring
  • Valor:  1

Nota:

Se essa chave for definida com o valor 0 ou se não existir, as notificações são exibidas aos usuários indicando que devem configurar o Windows Backup.

Se essa chave for definida com o valor 1 e se o usuário ainda não tiver configurado o backup, as notificações para configuração do Windows Backup não serão exibidas no Centro de ações.

Depois de adicionada a entrada DisableMonitoring ficam então as seguintes chaves de registro tal como mostrado na imagem.

 Devem agora reiniciar o Windows 7 e a alteração fica aplicada.

Se mais tarde pretenderem reverter esta alteração só têm de mudar o valor da chave para 0. Mas fiquem ainda sabendo que o sistema de backups do Windows não foi completamente desativado. Podem sempre configurá-lo. Apenas desabilitamos o alerta. Podem em qualquer altura configurá-lo novamente e utilizá-lo.

 E insisto, façam backups dos seus dados. Vão precisar deles um dia!

Nenhum comentário: