22 de jun. de 2013

COMO APAGAR DEFINITIVAMENTE ARQUIVOS COMPROMETEDORES E PRESERVAR SUA PRIVACIDADE

  Um arquivo só é apagado definitivamente depois de ser sobrescrito. Quando deletamos uma foto armazenada no HD do PC ou no cartão de memória do celular, por exemplo, o espaço que ela ocupa fica disponível para regravação, mas até que isso aconteça existem grandes chances de a trazermos de volta com auxílio de softwares como o Restoration, que dispensa instalação e pode rodar a partir de um disquete, CD ou pendrive – basta dar duplo clique sobre o executável (restoration.exe), escolher o drive desejado, clicar em Search Deleted Files, definir o local onde o arquivo deverá ser salvo e aguardar a recuperação.
 
  Convém ter em mente que essa facilidade é uma faca de dois gumes, pois permite que bisbilhoteiros recuperem arquivos em PCs, Tablets, Smartphones ou Celulares que você venha a passar adiante.
 
 Então, antes de vender ou doar seu PC, exclua seus arquivos confidenciais ou comprometedores com o próprio Restoration, que também é capaz de apagar definitivamente os dados (outras boas opções são o Advanced System Care, o Eraser e o DBAN). No caso de gadgets baseados no Android, acesse Configurações, selecione Backup e reset e escolha redefinir dados de fábrica. Nas versões anteriores a 4.0, pressione Menu a partir da tela inicial e selecione Configurações > Privacidade > Restaurar configurações de fábrica, role a tela de aviso até o final e selecione Redefinir telefone. Nas versões mais recentes, acesse Configurações, selecione Backup e reset e, na tela seguinte, escolha redefinir dados de fábrica. No iOS, selecione Configurações > Geral > Redefinir > apagar todo conteúdo e configurações, e no Windows Phone 7, selecione Menu > Configurações de aplicativos do sistema > Sobre > Redefinir telefone.

Nenhum comentário: