22 de jun. de 2013

Desative o acesso ao Painel de Controle do Windows 8

Uma das tarefas mais comuns dos administradores de sistemas, na área da informática, é bloquear o acesso a determinadas funcionalidades. Tal ação é necessária para que os usuários não alterem constantemente as definições do sistema (e. mudar wallpaper, mudar horas, layout teclado, resolução, etc, etc), que normalmente estão centralizadas no painel de controle.

Para limitar o acesso a determinadas funcionalidades, o Windows dispõe de um mecanismo que permite definir políticas ao nível do usuário. Vamos então aprender como bloquear o acesso ao Painel de Controle através do Editor de Políticas de Grupo Local.

O editor de políticas é extremamente poderoso, uma vez que permite definir políticas para o acesso a determinadas funcionalidades nativas do nosso Windows. Assim, é importante que o utilizador tenha alguma experiência e cuidado na criação/aplicação das mesmas.…daí a Microsoft o manter mais ou menos escondido.

Como desativar o acesso ao Painel de Controle do Windows 8

Para desativar o acesso ao Painel de Controle, devem começar por Win + R e abrir o Editor de Políticas de Grupo Local através do comando gpedit.msc

 Já dentro do GPE, selecionamos do lado direito User Configuration > Administrative Templates > Control Panel e do lado damos duplo clique na opção Prohibit access to Control Panel and PC Settings


 Dentro da interface de configuração dessa política, basta selecionar Enable. Como podem ler, a ativação desta política desativa o acesso às configurações através do Start Screen e do Explorer, assim como as configurações disponíveis via Painel de Controle.


Para forçar a aplicação de tal política, podem também sempre recorrer ao comando (via Win + X > Run)

gpupdate /force

Depois de aplicada tal política, sempre que o usuário tente acessar as configurações/Painel de Controle será alertado com a seguinte mensagem:

 Este é um pequeno truque que pode dar um certo jeito na restrição a algumas funcionalidades da máquina. Imaginem por exemplo, quem não têm contas criadas e  compartilham a mesma máquina com o irmão mais novo e não querem que ele “invente “ nas configurações do sistema? Esta é uma das soluções.

Nenhum comentário: