14 de jun. de 2013

Para que serve a Partição Reservada para o Sistema do Windows 7?



Ao instalar algumas versões do Windows 7, pela primeira vez, criando partições e formatando o micro pelo próprio instalador, aparece uma mensagem dizendo que o Windows criará automaticamente uma partição de dados para o funcionamento correto de alguns recursos. Não há como fugir. No início da instalação, você se depara com uma partição de sistema, criada com 100MB. Mas o que é isso? Por que em algumas versões isso não acontece?

 Essa partição é criada nas versões Windows 7 Ultimate e Windows 7 Enterprise, as únicas que carregam o recurso do BitLocker, que resumidamente, se trata de um recurso de criptografia do Windows, usado principalmente por quem possui notebooks e precisa que seus dados estejam sempre seguros, mesmo que seu equipamente seja roubado. Também é criada na versão Windows 7 Professional que, apesar de não carregar o recurso para uso efetivo, ou seja, de criptografar, pode ler uma partição criptografada pelo BitLocker. Por isso a confusão, onde alguns instalam outras versões do Windows e dizem que esta partição não é criada. Esta partição também possui o Windows Recovery Environment (WinRE), para facilitar tarefas de manutenção.

 Reforçando, essa partição de 100MB é criada automaticamente apenas pelo Windows 7 Ultimate / Enterprise e possui 2 funções:
- Guardar informações do boot do sistema;
- Permitir o seu uso como um espaço para os dados necessários à criptografia do BitLocker.

Como esta partição é criada logo na instalação, não será necessário reparticionar o disco manualmente após a instalação para que se possa utilizar o BitLocker. O recurso já fica preparado para o uso.

Fique tranquilo: essa partição é criada como tipo “sistema”. Sendo assim, é transparente ao usuário final.

Existem formas de se remover essa partição, mas não recomendo, pois retira parte da função do sistema operacional, ficando sujeito a problemas sem suporte.

Nenhum comentário: