10 de jun. de 2013

Dicas para Windows: Como matar processos pela linha de comando no Windows

Matando Processos pelo Prompt de Comando

 

Quem costuma usar Linux e tem o básico de conhecimento do modo texto dele provavelmente conhece a ferramenta xkill, que tem como funcionalidade matar processos pela linha de comando. O que nem todo mundo sabe é que o Windows tem uma ferramenta semelhante: é o tskill. Ele pode ser utilizado diretamente do prompt de comando. Siga os passos abaixo para finalizar qualquer processo no Windows por linha de comando.

Preparação: Abra o prompt de comando. O método mais fácil é abrir o menu iniciar, digitar “cmd” e abrir o primeiro resultado. No Windows 7 ou anterior, você também pode encontrar o Prompt de Comando através do menu iniciar, pelo caminho Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de Comando. Um terceiro caminho, se você gosta de opções, é usar o atalho WinKey + R e na caixa que surgir você digita “cmd”. Use o método que você preferir, mas de longe a primeira opção é o caminho mais rápido.

Passo 1: Descobrir o ID do processo. Antes de você matar o processo, você precisa saber qual o identificador dele, o chamado PID (Process ID). Você pode descobrir isso olhando a aba Processos do Gerenciador de Tarefas, mas para descobrir pelo prompt de comando, você precisa abrir a ferramenta tasklist, que irá listar todos os processos em execução. Digite “tasklist”, sem as aspas e localize o processo desejado. O identificador dele encontra-se na coluna “Identifi”. Veja na imagem abaixo:


 Passo 2: Matar o processo. Sabendo o identificador do processo, agora é fácil finalizá-lo. Ainda no prompt, entre com o comando tskill [PID], substituindo o [PID] pela ID do processo desejado. Utilizando a imagem acima como exemplo, para matar o smss.exe, o comando seria tskill 396. Dica: Se você souber o nome exato do processo, pode pular o primeiro passo e matar o processo trocando a PID pelo nome exato dele. Por exemplo, para matar o Internet Explorer (o que é uma ótima ideia), bastaria digitar tskill iexplore.

 Dessa forma, é possível se livrar facilmente de qualquer processo através somente do Prompt de Comando. Isso pode ser importante em alguns casos, como na eventualidade do computador ser infectado por algum malware que impeça o Gerenciador de Tarefas de ser aberto.

Nenhum comentário: