23 de jun. de 2013

Problemas ao instalar Windows XP em HD SATA

Algumas vezes quando você vai instalar Windows XP em HD SATA o mesmo não é reconhecido, eu pessoalmente tive muitos problemas com MOBO da Intel com Chipset DH61.

Isso ocorre porque o Windows XP pode ter ou não Drivers nativos que possibilitem sua instalação em computadores com HD SATA (Serial ATA).



Usando-se um CD do Windows XP com o SP3 incorporado, a chance desse tipo de HD ser reconhecido é muito maior, pois na época do SP1 ou SP2 a tecnologia SATA ainda era recente. E como o SP3 é um pacote de atualização lançado há pouco, pode-se ter a sorte desse tipo de driver estar incorporado. Mas naturalmente, muitos usuários tem problemas, mesmo usando um CD do Windows XP com Service Pack 3. Qual é a lógica disso? Isso se deve ao fato de haver inúmeros fabricantes e inúmeros tipos de Placas-mãe



Uma solução para isso é desabilitar o suporte SATA nativo e fazê-lo "fingir" que é um Parallel Ata (PATA)
ou IDE, como se costuma chamar esse tipo de HD. Naturalmente tem de haver essa opção na Bios. Em alguns PCs essa opção vem com o nome de AHCI. Devido aos inúmeros modelos, fica inviável enumerá-las. Na hipótese desse método funcionar, seria interessante habilitar novamente o Suporte SATA depois da instalação bem-sucedida do XP, pois caso não faça isso, o desempenho do Seu HD pode ficar comprometido. Mas no meu caso com as MODO da Intel DH61 quando eu habilitava o SATA o Windows XP ficava em loop, por isso tive que manter no modo IDE.

Quem possui um Notebook ou Desktop com placa-mãe Intel pode tentar entrar no Setup e ir na aba Info para verificar a versão da Bios que deve ser a 1.12, caso seja essa versão, é só ir em "Advanced", e na Opção "C3 Function" Alterar para "Enabled".



Existem outras formas de resolver esse problema, mas postei aqui a mais simples e que eu testei, e deu certo.

Nenhum comentário: