23 de jun. de 2013

Como pesquisar arquivos públicos na internet com o Google

O Google também localiza arquivos e documentos públicos na internet, entre eles arquivos Google Docs, Word, Excel, pdf e quaisquer outros tipos de arquivos. Descubra como pesquisar por arquivos públicos no Google.

Pesquisar por Arquivos Públicos

Para procurar por arquivos públicos utilizando o Google é necessário utilizar comandos avançados de pesquisa, também conhecidos como operadores boleanos. Abaixo uma lista com os operadores e resultados de pesquisa para cada um.
  • Digite site:docs.google.com/document/d na caixa de pesquisa do Google para encontrar arquivos públicos do Google Documentos de Texto.
  • Digite site:docs.google.com/presentation/d na caixa de pesquisa do Google para encontrar arquivos públicos do Google Apresentações.
  • Digite site:docs.google.com/drawings/d na caixa de pesquisa do Google para encontrar arquivos públicos do Google Desenhos.
  • Digite site:docs.google.com/file/d na caixa de pesquisa do Google para encontrar arquivos públicos que estão armazenados no Google Docs ou Google Drive como por exemplo imagens, vídeos, arquivos microsoft office dentre outros.
  • Digite site:docs.google.com/folder/d na caixa de pesquisa do Google para encontrar coleções ou pastas públicas armazenadas no Google Docs ou Google Drive.
  • Digite site:docs.google.com/open na caixa de pesquisa do Google para encontrar documentos públicos que não estejam indexados mas tenham seus links em documentos indexados. Impossível brincar de esconde esconde com o Google ein !-)
Infelizmente planilhas e formulários públicos não são indexados pelo mecanismo de busca !-(
 Exemplo de pesquisa

Imagine que deseja procurar um documento de texto, basta digitar site:docs.google.com/document/d  na caixa de pesquisa do Google e o mesmo retorna mais de 538.000 resultados. São Documentos de texto públicos do Google Documentos armazenados no Google Docs ou Drive.
 Com tantos resultados fica praticamente impossível encontrar algo e por isso basta adicionar mais termos de busca separados com espaço do comando avançado. O Google localizará os documentos de texto públicos com as palavras inseridas. Adicione quantos termos extras desejar!

Nenhum comentário: