15 de jun. de 2013

Dicas para Windows: Como criar e redimensionar partições no Windows

Redimensionar uma partição do seu HD pode parecer, de início, algo que você nunca vai precisar, além de aparentar ser uma técnica que só quem entende muito de computadores consegue fazer. A realidade é bem diferente e redimensionar uma partição é uma tarefa não apenas muito simples, mas por vezes necessária.

Essa dica pode transformar a única partição que provavelmente existe no seu PC em duas ou mais partições. Isso pode ser usado, por exemplo, para instalar dois sistemas operacionais ao mesmo tempo no seu PC, o famoso dual boot. Isso é muito usado por quem quer aprender mais sobre o Linux mas não quer sair definitivamente do Windows. Por falar nisso, temos algumas análises bem interessantes de distribuições GNU/Linux para o caso de você querer testar algum sistema de código aberto, como o Linux Mint 14, Ubuntu 12.10 e o Fedora 17. Outra utilidade para esta técnica de redimensionamento de partições é dar uma maior segurança aos seus arquivos: você pode instalar o sistema operacional numa partição e manter fotos, vídeos, músicas e outros arquivos pessoais em outra partição. Assim, se o seu sistema precisar ser formatado ou por algum motivo for corrompido, os seus arquivos não serão perdidos.

E quem acha que fazer isso é difícil também se engana. Seguindo os passos da coluna Dicas para Windows desta semana aqui no Guia do PC, você vai ver como redimensionar a partição do seu disco para criar outras é bem fácil. E nem precisa baixar aplicativos especiais para isso, pois as ferramentas já existem no próprio Windows!

Para começar, no Windows 7, abra o menu Iniciar, digite “partições” na caixa de busca e entre na opção “Criar e formatar partições de disco“, que deve aparecer. No Windows 8, você pode simplesmente apertar tecla com a marca do Windows+X no teclado e depois clicar em “Gerenciamento de disco“. É só fazer como está representado na imagem abaixo:

         Pode não parecer, mas estas duas opções te levam ao mesmo lugar.

 Na janela que abre, você deve ver o disco rígido do seu computador – geralmente identificado como “Disco 0“, divido pelas suas partições. Clique com o botão direito do mouse sobre a partição que você deseja diminuir e entre na opção “Diminuir Volume…“.

           Mais um pouco e você já vai diminuir o tamanho da partição.

 Após isso, o Windows verificará quanto do espaço dessa partição pode ser reduzido. Isso demora um pouco, então tenha paciência. Logo depois, digite o espaço que você quer reduzir da sua partição atual, em MegaBytes (MB). Como você provavelmente deseja criar uma nova partição com esse espaço, digite nesta janela qual será o espaço disponível para ela. E se você quer criar uma partição de um certo número de gigabytes (GB), mas não sabe esse tamanho em MB, vale a pena usar o Google para fazer esta conversão e descobrir, como nesse exemplo. Quando tudo estiver certo, clique em “Diminuir”.

               Não se esqueça que o tamanho deve ser em MB.

 O espaço reduzido agora está como “Não alocado” no seu disco. Agora finalmente podemos criar uma nova partição com ele. Isso também não é nada difícil de fazer. Para começar, clique com o botão direito do mouse sobre o espaço não alocado, e clique em “Novo Volume Simples…“.

      A nova partição é simples, mas nem por isso deixa de fazer o que você precisar.

 Agora, é executado o assistente para criar novas partições, que é bem fácil de se utilizar, diga-se de passagem. A sua primeira tela útil permite que você determine o tamanho da partição, mas como o Windows já sugere o maior tamanho disponível, mexer nisso é raramente necessário. Na próxima tela, é possível escolher uma letra para identificar a partição.

Pelo assistente, você também é convidado a formatar a partição recém-criada. Se você for usá-la para instalar o Linux, essa formatação se torna inútil, em razão dos sistemas de arquivos usados pelo Windows. O Linux não faz uso do NTFS, que é padrão no Windows. Já se ela for usada para instalar outra versão do sistema ou proteger os seus arquivos de uma falha do Windows, é recomendado formatar a partição por esta janela. Nesta formatação, também é possível configurar opções mais avançadas e escolher um “Rótulo do volume“, que nada mais é do que um nome para a partição. Quando tudo estiver certo, clique em Avançar e depois em Concluir.

        Não saia apertando em Avançar que nem você faz com seus programas.

 Pronto, agora você já tem uma nova partição no seu disco para fazer o que bem entender. E se quiser fazer outras operações, como excluir a partição que você criou ou expandir o tamanho de outra, é só seguir as primeiras etapas desta dica e, ao clicar com o botão direito sobre a partição, escolher a opção correspondente.

Nenhum comentário: