13 de jun. de 2013

NetToolset – Ferramentas de rede para o seu Windows

As ferramentas de rede no Windows estão na sua grande maioria limitadas a DOS ou à PowerShell, não existindo uma interface gráfica que unifique estas ferramentas e que disponibilize o acesso à informação.

Estas ferramentas são particularmente úteis sempre que pretendemos despistar problemas de rede ou saber mais sobre um qualquer domínio da Internet. O NetToolset, aplicação desenhada para dar acesso a todas essas ferramentas, consegue suprimir essas lacunas.

O NetToolset é uma ferramenta criada para Windows e que vos dá acesso a um conjunto de ferramentas de rede que vos vão permitir efectuar despiste de problemas ou ajudar a saber um pouco mais sobre determinado IP ou nome de domínio.

A informação que o NetToolset nos permite acender pode, na sua maioria, ser acendida de outras formas, mas nunca consegue ser obtida por interfaces gráficas, estando limitada ao DOS ou à PowerShell.
A informação e as ferramentas está dividida em diferentes separadores, sendo que cada um alberga a sua ferramentas específica.
Os dois primeiros separadores estão vocacionados para a conectividade de rede, disponibilizando ferramentas de ping e de traceroute.

De seguida temos dois separadores dedicados à resolução de nomes em endereços IP. No primeiro conseguimos traduzir de forma direta nomes DNS em endereços IP e no segundo temos acesso ao processo inverso, com a resolução de endereços IP em nomes DNS.

Os separadores seguintes, também relacionados com serviços de DNS, permitem que saibamos informação diversa sobre os domínios que pretendamos. Podemos saber essa informação sobre nomes ou sobre IP’s, tal como a anterior.
 Por fim temos acesso à ferramenta de pesquisa de portos abertos num determinado nome ou IP. O PortScan é uma ferramenta útil e que muitas vezes é necessária para saber mais sobre os serviços que correm em determinada máquina ou servidor.


Usem o NetToolset para terem condensada numa única interface um conjunto de ferramentas úteis para todos os que pretendem saber mais sobre domínios ou endereços IP.

Simples de usar e muito útil, consegue reunir informação que obtinham do DOS numa interface gráfica arrumada e apelativa.

 Licença: Freeware
 Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8

Nenhum comentário: