14 de jun. de 2013

Como instalar Windows Recovery Environment (WinRE) para Windows 7

A ferramenta Windows Recovery Environment é usada para reparar ou diagnosticar uma instalação do Windows 7 com problemas. Através dela, é possível restaurar o sistema a um ponto de restauração anterior, restaurar todo o sistema a partir de uma imagem completa do seu disco rígido, restaurar o mecanismo de inicialização do Windows, acessar o Prompt de Comando, entre outras opções de restauração e diagnóstico.

Essa ferramenta normalmente está disponível através do item Reparar o Computador, no menu de inicialização (boot) avançada do Windows. Esse menu é acessado pressionando-se repetidamente a tecla F8 durante a inicialização do computador. Caso não seja possível visualizar o item Reparar o Computador nesse menu ou caso este não esteja funcionando corretamente, é possível reinstalar a ferramenta Windows Recovery Environment para corrigir o problema.

Esse é um guia de instalação da ferramenta Windows Recovery Environment para Windows 7, de forma a poder executá-la através do menu de inicialização (boot) avançada do Windows (tecla F8), através de uma tecla de função personalizada (F1...F12) durante a inicialização do computador ou através de um pendrive.

Vamos começar!

 O primeiro passo é baixar o Windows Automated Installation Kit (AIK) para Windows 7.

Após baixá-lo, grave a imagem .ISO em um DVD com um aplicativo de gravação de mídia (como o ImgBurn) ou utilize um emulador de drive de DVD (como o DAEMON Tools) para executar a imagem.

Instale o Windows AIK no seu computador.

Importante: execute todos os comandos abaixo no Prompt de Comando elevado (botão direito sobre C:\windows\system32\cmd.exe e em seguida Executar como Administrador)

Em seguida, crie o diretório C:\winre\ e execute o comando C:\program files\windows aik\tools\petools\copype.cmd x86 C:\winre

Crie o diretório C:\osimage\mount\.

Supondo que o seu drive de DVD esteja mapeado para E:\, insira o disco de instalação original do seu Windows 7 e copie o arquivo E:\sources\install.wim para C:\osimage\.

Agora execute C:\program files\windows aik\tools\servicing\dism /mount-wim /mountdir:C:\osimage\mount /wimfile:C:\osimage\install.wim /index:1

Agora copie o arquivo C:\osimage\mount\windows\system32\recovery\winre.wim para C:\winre\

E, por fim, desmonte a imagem com o comando C:\program files\windows aik\tools\servicing\dism /unmount-wim /mountdir:C:\osimage\mount /discard

Agora monte a imagem do Windows RE com o comando C:\program files\windows aik\tools\servicing\dism /mount-wim /mountdir:C:\winre\mount /wimfile:C:\winre\winre.wim /index:1

E depois desmonte com um commit através do comando C:\program files\windows aik\tools\servicing\dism /unmount-wim /mountdir:C:\winre\mount /commit

Agora crie o diretório C:\recovery\windowsre\

Importante: é recomendável que esse diretório seja colocado em uma partição diferente daquela onde está o seu Windows, a fim de que, em caso de problemas graves com o seu Windows, ainda seja possível executar o Windows Recovery Environment. Além disso, também é recomendável que esse diretório esteja numa partição escondida ou protegido contra alterações, a fim de não modificá-lo ou excluí-lo acidentalmente.

Copie o arquivo C:\winre\winre.wim para C:\recovery\windowsre\.

Em seguida, copie o arquivo C:\winre\iso\boot\boot.sdi para C:\recovery\windowsre\ também.

Agora execute C:\windows\system32\reagentc.exe /disable

Execute C:\windows\system32\reagentc.exe /setreimage /path C:\recovery\windowsre\ /target C:\windows /bootkey 3b00

O parâmetro /bootkey 3b00 (3 b zero zero) na linha acima faz com que o gerenciador de inicialização verifique se a tecla F1 (referenciada pelo valor 3b00) está pressionada e lance o Windows Recovery Environment em caso positivo. Você pode mudar da tecla F1 para qualquer outra tecla de função apenas mudando o valor do parâmetro /bootkey. A lista de valores disponíveis pode ser verificada aqui).

Finalmente, execute C:\windows\system32\reagentc.exe /enable

Pronto! Para testar, reinicie o computador e pressione a tecla F8 repetidamente até entrar no menu avançado de boot do Windows. Você deve acessar o item Reparar o Computador, na lista de opções de inicialização. Se tudo estiver OK, reinicie o computador mais uma vez e faça o teste pressionando repetidamente a tecla F1 ou aquela que você tenha escolhido no parâmetro /bootkey.

Uma outra opção, é executar o Windows Recovery Environment a partir de um pendrive. Primeiramente, formate o seu pendrive de forma a torná-lo inicializável (bootável). Procure na Internet como fazê-lo utilizando a ferramenta C:\windows\system32\diskpart.exe.

Em seguida, copie o arquivo C:\winre\winre.wim para C:\winre\iso\sources\ e renomeie-o para boot.wim . Em seguida, execute xcopy C:\winre\iso\*.* G:\ /e

onde G:\ é o endereço do seu pendrive inicializável.

Pronto! Agora basta reiniciar o seu computador com o pendrive conectado à porta USB e alterar a sequência de inicialização de forma a buscar uma partição ativa na USB antes do seu disco rígido. Normalmente, isso é feito pressionando a tecla F12 durante a inicialização, ou através do Setup do computador, que é acessado pela tecla F2, também na inicialização.

Agora você já pode desinstalar Windows AIK e apagar os diretórios C:\winre\ e C:\osimage\. A partir de agora, você só precisa manter o diretório C:\recovery\windowsre\, com os dois arquivos (winre.wim e boot.sdi).

Abraços.


Nenhum comentário: