14 de jun. de 2013

Dica Linux: Deixe seu Ubuntu 13.04 pronto para qualquer mídia

Essa semana, a Dica Linux é para você que acabou de instalar o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail e precisa instalar todos os pacotes de mídia necessários para terminar o pós-instalação do sistema.

Fresco e instalado, o Ubuntu oferece um gama interessante de softwares para o uso diário, mas algumas coisas ficam faltando devido a falta de espaço na mídia de instalação. Para suprir e necessidade do usuário de instalar suporte a multimídia (muitas vezes, grandes pacotes que ocupam um espaço considerável na mídia de instalação) a Canonical optou por dar a liberdade ao usuário de marcar a instalação desses codecs no próprio instalador do sistema, desde que o computador esteja conectado a internet. O Ubuntu Restricted Extras instala os pacotes essenciais de multimídia proprietária, mas você ainda pode ter problemas ao executar um ou outro arquivo mais… exótico. A dica de hoje tem como objetivo sanar esse problema instalando todo o tipo de mídia necessária para um bom pós-instalação do sistema, refinando-o para seu uso diário e casual.

 
Aviso: Esse tutorial é baseado em comandos do terminal.

Etapa 1 – Instalando os restricted extras e suporte a DVD’s

 Nota: caso tenha marcado a opção para instalar programas de terceiros durante a instalação do sistema, pule essa etapa.

 

  1. Abra o terminal
  2. Execute o comando: sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs libdvdcss2
  
Esse comando instala as principais fontes de mídia, como o Flash, extrator de arquivos RAR e plug-ins de MP3 e vídeos.

Etapa 2 – Instalando o repositório MediBuntu

O repositório MediBuntu contém todo o tipo de codecs e plugins de multimídia compatível com o Ubuntu e também é o mais completo deles. Vamos precisar dele para inserir todos os pacotes que não estão incluídos no repositório (canal de software) padrão do Ubuntu. Você pode fazer isso inserindo o canal de software:

 deb http://packages.medibuntu.org/ precise free non-free

Indo ao menu “Editar -> Canais de Software” da Central de Aplicativos. Não se esqueça de baixar o arquivo que contém as chaves de segurança do repositório e inseri-las na aba “Autenticação” dos Canais de Software.

 Alternativamente, você pode inserir a chave e o repositório usando esse comando no terminal:

 sudo -E wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

 Etapa 3 – Instalando os codecs adicionais

 Aqui vamos instalar o suporte a praticamente todo o tipo de arquivos de música e vídeo, bem como alguns plug-ins para extrair arquivos compactados. Execute esse comando no terminal:

 sudo apt-get install arj faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-ugly icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 non-free-codecs p7zip p7zip-full p7zip-rar regionset sox unace-nonfree uudeview vorbis-tools x264

 Etapa 4 – Instalando o Java

 Nessa instalação optamos por oferecer a versão de software livre do plugin do Java, o openJDK, que é aberto e tem atualizações de segurança mais constantes que o plug-in oficial da Oracle. Outro fator determinante é que devido a problemas com a licença do Java, eles não pode ser incluído diretamente no repositório de softwares do Ubuntu, cabendo ao usuário instalar um repositório extra para o instalador.

 Para instalar o openJDK execute:


 sudo apt-get install openjdk-7-jre  openjdk-7-jdk  icedtea-7-plugin

 Caso você necessite do Java oficial:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update && sudo apt-get install oracle-jdk7-installer


 Opcional: Instalar um player de video

 Caso você queria instalar um player de video diferente do padrão instalado no Ubuntu, recomendamos fortemente o VLC. Ele esta disponível na Central de Software ou via terminal:

sudo apt-get install vlc

 

 

Nenhum comentário: