27 de jun. de 2013

Dicas para usar bem o Google

Use o Google como calculadora
Você sabia que é possível utilizar o Google como calculadora? É simples! No campo de busca, digite, por exemplo, 14 + 28 (adição), 6 * 7 (multiplicação), 336 / 8 (divisão) ou 89 - 47 (subtração) e veja o que acontece. O Google consegue realizar desde operações básicas até algumas mais complexas. Tudo o que é necessário fazer é informar o tipo de cálculo desejado. Eis alguns exemplos:



 * O termo degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem a palavra degrees, o resultado é fornecido em radianos.


Note que você não precisa realizar cada operação por vez. É possível fazer combinações. Por exemplo, digite (14+554)*ln(13)/tan(90)+ 1. O Google dará como resultado -729.197942.


 Use o Google para fazer conversões

Também é possível utilizar o Google para fazer conversões de medidas. Eis alguns exemplos:


 Aprimore suas pesquisas usando operadores (+ e -)

Não, desta vez é para fazer cálculos, não. Você pode aprimorar suas pesquisas no Google usando os símbolos + e -. Veja os seguintes exemplos para entender:

Digite no campo de busca homer +bart. O Google mostrará apenas páginas que contam com os termos homer e bart.

Agora, digite homer -bart. O Google mostrará somente páginas onde é possível encontrar a palavra homer, mas não o termo bart.

É possível também combinar as operações. Por exemplo: homer +lisa -bart.


Pesquise pela frase exata

Se você digitar a frase determinação de um trem no Google, o buscador mostrará páginas que possuem as palavras determinação, de, um, trem, mesmo que não estejam nesta ordem. Mas, e se você estiver precisando de resultados que contenham a frase exata, sem qualquer tipo de alteração? É simples, basta digitá-la entre aspas: "determinação de um trem".


Especifique o tipo de arquivo a ser pesquisado

Você pode instruir o Google a fazer pesquisas apenas em um determinado formato de arquivo. Para isso, digite filetype: seguido da extensão do arquivo mais o termo a ser procurado. Por exemplo, suponha que você queira buscar pela palavra playboy, mas somente em arquivos no formato PDF. No Google, digite então filetype:pdf playboy. Note que você pode fazer isso com uma infinidade de extensões, como doc (Word), XML, TXT, etc.


Faça pesquisas dentro de um site em específico

Você quer saber se certo site trata de determinado assunto, mas percebe que o sistema de busca existente ali é ruim. O que fazer? Instrua o Google a executar buscas apenas naquele site. Para isso, basta digitar no Google o termo de busca mais site: seguido do endereço do site. Por exemplo, suponha que você queira saber se o Blog do Raí possui alguma página que fale de ODF. No Google, basta digitar:


 

odf site:www.esttevam.blogspot.com.

O resultado mostrará todas as páginas Blog do Raí que contém a palavra ODF.

Note que este recurso não funciona em sites não indexados pelo Google, tampouco em páginas de acesso restrito (acessíveis somente por senha, por exemplo).


Use o Google Acadêmico

Sobre o ombro de gigantes. Esta é a frase que aparece na página principal do Google Acadêmico. Como o próprio Google explica, trata-se de uma citação de Isaac Newton: "Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes". O Google utiliza essa frase porque sabe da importância que a pesquisa acadêmica tem, afinal, a própria empresa surgiu em uma universidade. O Google Acadêmico (em inglês, Google Scholar) serve justamente para auxiliá-lo a fazer pesquisas em materiais gerados em meios educacionais. Assim, ao precisar buscar teses, artigos, citações, resumos, etc, experimente esta opção. Se fizer bom uso, você poderá se surpreender com o resultado.


Faça pesquisas em blogs

Você provavelmente sabe que muitos blogs oferecem conteúdo de grande relevância. É por essa razão que o Google criou um serviço de busca específico para esse tipo de site: o Google Pesquisa de Blogs (em inglês, Google Blog Search). A vantagem aqui é óbvia: a possibilidade de obter somente resultados de páginas de blogs.










 

Nenhum comentário: