24 de jun. de 2013

Como ter os discos em RAID-1 no Windows 8?

Todos nós sabemos que a nossa informação digital, mantida nos nossos sistema, são demasiadamente importantes e por isso devemos ter os melhores recursos para salvaguardar a mesma. Os serviços de armazenamento na cloud vieram ajudar neste processo de salvaguarda de informação mas, para o usuário doméstico é impensável ter todo o disco replicado na cloud.

Para tal, porque não ter dois disco no sistema configurados em RAID-1 (Mirroring/Espelho) ?

Na área da tecnologia, em concreto do armazenamento de dados, são muitas as técnicas/soluções que estão disponíveis  aos utilizadores. Hoje vamos ensinar como ter dois discos configurados em RAID-1 no Windows 8.

Mas o que é o RAID 1?
O RAID 1 é um método de armazenamento que funciona estilo um espelho, ou seja, considerando que temos dois discos, toda a informação guardada no primeiro disco é igualmente guardada (espelho) no segundo. Na prática é como se o sistema apenas tivesse apenas um disco, sendo que o segundo é uma cópia exata do primeiro (ou seja, quando a informação é guardada no primeiro disco é simultaneamente guardada no segundo disco), podendo este ser usado quando o primeiro falhe (ex: por exemplo, quando o primeiro disco avaria). Para criar volumes espelhados é necessário ter no mínimo 2 discos.

Como criar volumes com RAID-1 no Windows 8?
Para criar volumes em RAID-1 o Windows 8 oferece ferramentas nativas, não havendo assim a necessidade de instalar ferramentas de terceiros. 

Para isso devem seguir os seguintes passos:

Vamos considerar que temos o disco HD1 e o disco HD2

Passo 1) Carregar Win + X e escolher Disk Management



Passo 2) Em seguida vamos ao HD2 e, carregando com o botão do lado direito sobre o mesmo, escolhemos a opção New Mirrored Volume


 e em seguida é apresentado o seguinte aviso:

 O que são discos dinâmicos:

Os discos dinâmicos podem conter um grande número de volumes dinâmicos, funcionando como as partições primárias utilizadas em discos básicos. Em algumas versões do Windows, é possível combinar discos rígidos dinâmicos separados num único volume dinâmico (denominado expansão), dividir dados entre vários discos rígidos (denominado repartição) para maior desempenho, ou duplicar dados entre vários discos rígidos (denominado espelhamento) para maior fiabilidade.

Neste caso, é apenas um indicação que refere que o usuário não conseguirá instalar um sistema operacional num disco dinâmico. No entanto, como estamos a configurando RAID-1 relembramos que toda a informação do disco HD1 será copiada para o HD2.

Depois é que definimos qual o tamanho de utilização do disco e a letra a associar ao mesmo como se estivemos a formatar uma simples partição.

Nota: Por norma, devemos usar a capacidade de armazenamento total do disco, considerando que o HD2 é semelhante ao HD1 em termos de capacidade.

Depois da realização de todas as configurações, o usuário deverá ficar com um  esquema de volumes semelhante ao apresentado.

 A configuração de discos em RAID-1 garante ao usuário um nível mais elevado de confiabilidade ao nível dos dados, já que passamos a ter um segundo disco que é um “backup” do primeiro, para quem precisar, aqui ficam as configurações necessárias.

Nenhum comentário: