21 de jun. de 2013

Google Maps vai ganhar 3D melhorado, suporte a acesso offline no Android e mapas próprios.

Mapas próprios e em 3D

Atlas, ferramenta de edição de mapas do Google

 Uma das novidades anunciadas foi o projeto Ground Truth, que tem como objetivo criar mapas do zero em um período de 5 anos. Para fazer isso a empresa planeja usar uma ferramenta chamada Atlas, que deve auxiliar em algo chamado “Orthorectification”, uma palavra complicada que quer dizer “correção de imagens em mapas” em inglês. Além disso o vice-presidente da divisão do Maps, Brian McClendon, ressaltou a importância do “relatar um erro” do Maps: essa ferramenta permite que os próprios usuários deixem o serviço ainda mais preciso. 

           Mapas 3D: agora com texturas

 Outra novidade é a melhoria da opção de 3D. Já era possível antes ver certas regiões em três dimensões, com o uso do WebGL no Chrome ou no Android, por exemplo. O que acontece agora é uma melhora em escala colossal: o Google vai escanear grandes cidades e criar visões em 3D de todo e qualquer objeto. Algumas cidades, como São Francisco, terão tantos detalhes que será possível ver até árvores com textura.

 Essa funcionalidade vai chegar não só no Google Earth, o programa para desktop, como também para tablets Android e o iPad.
  

Versão Offline

 O Google já havia implementado a opção de mostrar mapas offline no Google Maps para Android, mas estava escondido numa opção do Google Labs e restrito a criação de rotas. Agora essa opção sai da obscuridade e será oferecida mais amplamente. Usuários poderão baixar mapas de cidades inteiras nos seus aparelhos, por exemplo, e usá-lo quando uma conexão não estiver disponível.

  Aplicativos móveis

  Normalmente o Android acaba recebendo todas as grandes novidades para plataformas móveis do Google Maps . Mas segundo o Google todas as melhorias e novas funcionalidades mostradas hoje serão implementadas nos aplicativos para Android e iOS também e serão disponibilizadas de graça. Obviamente não há uma data em que eles deverão chegar, mas a promessa é de que a atualização esteja disponível “nas próximas semanas”.

 Captura de imagens: uma mochila ajuda

 OK, o Street View começou com câmeras sobre carros, mas existem lugares em que eles não podem passar. Para esses lugares o Google criou um triciclo e uma bicicleta especiais para o serviço. Mas ainda existem lugares que esses veículos continuam grandes demais para passar. Como, então, fazer a captura de tais locais?
 Uma mochila. Essa que você vê na foto. Segundo o Google, ela pesa 18 kg e na lista de equipamentos usados nesse aparato estão duas baterias que duram o dia todo e o sistema de captura é baseado no Android. Com ela, a empresa planeja capturar imagens de parques e monumentos.


 

Nenhum comentário: