22 de jun. de 2013

O que é POST ?

POST: testes executados resultando em códigos post

 O POST – Power On Self Test – foi originalmente criado pelos fabricantes de motherboards, em parceria com os fabricantes de BIOS para executar testes de altíssima qualidade não somente nas motherboards fabricadas por eles (controle de qualidade dos fabricantes), mas também para facilitar a manutenção nestas placas que são utilizadas por indústrias que montam computadores em todo o mundo, resultando em códigos post com descrições que facilitam a localização do defeito.

 Portanto, não há testes melhores (resultado dos códigos post) do que aquele que é projetado pelo próprio fabricante da motherboard /placa mãe.

 Quando a IBM começou a entregar o PC original, este incluía recursos de segurança que jamais haviam sido encontrados em um computador pessoal. Estes recursos eram o POST (power on self test, que gera os códigos post) e a memória verificada por paridade. Embora atualmente teste de paridade de memória ou até mesmo o ECC (error correcting code – código de correção de erros) não sejam mais usados na maioria dos chipsets atuais, cada micro PC ainda executa o POST quando é ligado. POST é uma série de programas de rotinas gravados na ROM-BIOS (lembrando que ROM – read only memory, é a parte de hardware, e BIOS, para lembrar que é a parte de software deste sistema de inicialização) que executa testes em todo o sistema do hardware principal durante a inicialização do micro, gerando códigos post.

 Clique aqui para conhecer as etapas passo-a-passo de inicialização do micro, que são fundamentais para técnicos que pretendem trabalhar com placas de diagnóstico pc analyzer que resultam nos códigos post.


Códigos Post e testes executados:

Toda vez que o micro é ligado, automaticamente são executados uma série de testes que verificam os principais componentes do sistema, como processador, co-processador (interno ao processador), registradores, ROM, circuitos da placa mãe, como chipsets de periféricos onboard, de periféricos offboard, ponte sul, ponte norte, memória de vídeo, chipset de vídeo, temporizadores, vetores de interrupção, controladoras diversas, placas adaptadoras plugadas em slots, etc… Estes testes são curtos, e são designados com a principal função de detectar defeitos críticos de hardware (não defeitos intermitentes; para defeitos intermitentes, deve-se, por exemplo, rodar um programa de testes de hardware, com a placa Pc Analyzer plugada ao micro, para que esta possa capturar o defeito quando este acontecer). O teste POST gera mensagens de erro, ou códigos de erro toda vez que encontra componentes com falha.

Apesar dos diagnósticos executados pelo POST não serem aprofundados, uma vez que não detectam defeitos intermitentes, é a primeira linha de defesa, especialmente para detectar defeitos críticos na placa-mãe ou em periféricos plugados na mesma.

Se o POST encontrar um defeito crítico o suficiente para impedir o perfeito funcionamento do sistema, será gerada uma mensagem de erro que normalmente identifica a causa do problema (código post). Esta mensagem, que pode ser capturada e lida pela Pc Analyzer, em forma de códigos hexadecimais. Este procedimento é muito utilizado pelos fabricantes e laboratórios de manutenção autorizados pelos fabricantes, para detectar defeitos nos micros OEM vendidos com marcas como IBM, DELL, TOSHIBA, COMPAQ, HP, e outros, ou seja usando os códigos post.

Códigos Post: Componentes testados pelo POST

- processador
- controladora de interrupção
- periféricos offboard
- co-processador
- DMA(direct memory access)
- temporizadores
- registradores
- chipset ponte sul
- placa de vídeo
- controladoras onboard
- chipset ponte norte
- memória de vídeo
- BIOS
- memória RAM
- memória ROM
- circuito refresh
- lógica interna de portas I/O
- interface do teclado
- vetores de interrupção
- canais da DMA
- controladora IDE/SATA
- controladoras offboard
- drives (lógica)
- CMOS

Nenhum comentário: