29 de jun. de 2013

Aprenda a criar um homegroup no Windows

Compartilhe impressoras, música, vídeos

Uma das fantásticas funcionalidades introduzidas no Windows 7 foi a possibilidade dos usuários criarem um grupo doméstico. Apesar de hoje em dia existirem vários serviços, crescentes na cloud, que permite compartilhar facilmente informação entre vários PC’s, um grupo doméstico  dá a possibilidade de se criar uma ambiente crescente numa LAN, onde as máquinas pertencentes a esse grupo doméstico podem facilmente compartilhar impressoras, documentos, música, vídeos, etc.

Hoje vamos ver como é fácil criar um grupo doméstico no Windows.

Para a produção deste tutorial usei o Windows 8. O Windows é sem dúvida um sistema operacional muito completo,que oferece funcionalidades nativas para quase tudo.

Para criarem um grupo doméstico devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Teclar WIN + Q e escrever grupo doméstico (está dentro do item Settings)


Passo 2) Depois carregamos em Create


 Passo 3) …e em seguida definimos quais  os recursos que vamos disponibilizar neste ambiente de compartilhamento local. Como podem ver no fundo das opções, o Windows protege de imediato o grupo doméstico criado, definido uma password (que deverá ser usada por outras máquinas para se juntarem ao grupo doméstico criado)


E está o grupo doméstico criado. Os usuários podem ver a estrutura compartilhada, clicando ao meu computador, e depois, do lado esquerdo, expandir grupo doméstico.

 

 Como se juntar a um grupo doméstico?

Para juntar agora novas máquinas ao domínio basta o grupo doméstico escrever a password do grupo doméstico criado. Este processo deverá ser feito em outras máquinas que pretendam estar ligadas ao grupo doméstico.


Para quem tem várias máquinas em rede e pretende uma solução rápida para sincronização de informação e compartilhamento de recursos, então a utilização de um ambiente grupo doméstico é a solução. A configuração é simples e intuitiva e em 5 minutos temos tudo funcionando. Experimentem.

Nenhum comentário: