29 de jun. de 2013

Google adiciona rotas de ônibus internacionais ao Maps

E o Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o recurso. Nunca foi tão fácil saber o próximo horário do busão Rio - São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O Google anunciou nessa semana uma novidade para quem recorre ao transporte público: o Brasil é o primeiro país da América Latina com dados sobre os ônibus intermunicipais. Mais de 800 cidades foram acrescentadas ao Google Maps nos últimos tempos, com o objetivo de transformar o recurso em uma realidade.

Tomemos como exemplo um jornalista carioca que tenta ir pelo menos uma vez ao Rio de Janeiro. Avião até é uma opção, mas tem vezes que não rola. Nestes casos, é só acessar a ferramenta de mapas e realizar a consulta. Para tanto, clique na opção Transporte Público. Embora esse tipo de ônibus não seja o mesmo sobre o qual a gente vem discutindo na polêmica do “não é só pelos 20 centavos”, ele acabou entrando na mesma categoria dos coletivos que circulam dentro das regiões metropolitanas, contam com subsídios etc.

O recuso funciona no Google Mapas para computador e para celulares para Android e para iOS. Pelo que eu entendi, não é preciso atualizar o software.

Eu fiz o teste no meu Nexus 4: imediatamente o aplicativo reconheceu o caminho até minha terra. No entanto, não ofereceu a opção de comprar a passagem diretamente dali. O Google diz que “se você quiser adquirir a passagem online, poderá acessar diretamente o site que oferece esse serviço”.


















Os dados de 37 viações só estão no Google porque o buscador fechou uma parceria com o site Netviagem, um dos mais usados para comprar passagem pela internet. São mais de 650 rotas conectado as tais 800 cidades.

Vale lembrar que o Google já mapeia diversos outros modais, como aviões e trens. Esse tipo de dado torna-se muito mais útil quando sai das caixas-pretas das empresas para abastecer ferramentas como o próprio Google e o buscador Bing, da Microsoft.

Aproveitando o ensejo, o Google também anunciou que mais cinco cidades têm a funcionalidade de exibir transporte público: Curitiba, Itajaí, São José dos Campos, Santos e Sorocaba. Todas na região Centro-Sul

Nenhum comentário: