22 de jun. de 2013

REGISTRO, TWEAK, WINDOWS SECRET e SEGREDOS DO WINDOWS

Mesmo depois que as interfaces gráficas facilitaram sobremaneira o uso do computador ao substituir os intrincados comandos de prompt por ícones e menus clicáveis, a maioria das configurações avançadas do Windows ainda depende da edição manual do Registro, que é um procedimento arriscado quando realizado por usuários despreparados.

Observação: Registro, implementado no Windows a partir da versão 95, é a “espinha dorsal do sistema”. Formado por 5 chaves principais, que armazenam milhares de sub-chaves, seções e entradas de valores organizadas hierarquicamente, esse formidável banco de dados é consultado a cada inicialização, modificado a cada sessão e salvo ao final, com as respectivas alterações. Não custa lembrar que jamais se deve manipular o Registro sem antes criar um backup da chave a ser modificada e um ponto de restauração do sistema.

Para evitar dissabores, sugiro a quem continua usando o velho XP instalar o X-Setup, que dá acesso a centenas de configurações de forma simples, rápida e segura (o programinha foi descontinuado pelo fabricante, mas ainda pode baixado gratuitamente com a respectiva chave de ativação).

Para usuários do Seven, o TweakNow WinSecret (que também é compatível com o XP, Vista e Eight) é intuitivo e fácil de usar: a aba Quick Optimizer, que é aberta por padrão, elenca uma lista de tarefas que você pode comandar marcando as respectivas opções e clicando em Optimize Now. Já a guia Windows Secret disponibiliza centenas de ajustes que você pode fazer de forma simples e segura (um backup do Registro é criado automaticamente; caso algo não saia como esperado, basta abrir a aba Restore Backup, restaurar a cópia de segurança, e tudo volta a ser como antes no Quartel de Abrantes).
 

Nenhum comentário: