28 de jul. de 2013

WINDOWS - REMOVENDO PROGRAMAS REBELDES

Sabemos que a maneira recomendada pela Microsoft para desinstalar aplicativos (através do desinstalador do próprio aplicativo ou clicando em Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas) não é tão eficiente quanto o procedimento levado a efeito pelo Revo Uninstaller ou o Comodo Programs Manager, por exemplo, que identificam e removem a maioria dos resquícios que o método convencional costuma deixar para trás.
Há casos, no entanto, em que a entrada referente a um aplicativo removido continua figurando na lista Adicionar ou Remover Programas. Então, para domar essa rebeldia, é preciso fazer uma breve incursão pelo Registro:


1 - Clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem as aspas) e clique em OK.
 
2 - No menu à esquerda da tela do Editor do Registro, expanda a chave HKEY_LOCAL_MACHINE e navegue por Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Uninstall.

 
3 - Um nível abaixo, você verá uma lista com todos os aplicativos presentes em Adicionar ou Remover Programas. Localize o software em questão, dê um clique direito sobre ele e escolha a opção Excluir. 
4 - Feche o Editor do Registro e reinicie o computador.

 

Vale relembrar que edições manuais no Registro do Windows só devem ser levadas a efeito após a criação de um ponto de restauração do sistema e um backup da chave a ser modificada.

Nenhum comentário: