1 de jul. de 2013

Utilizando melhor os recursos de teclado do Android

Apesar de simples o teclado do Android pode esconder opções que lhe auxiliarão ainda mais na tarefa de escrever em seu dispositivo. Confira algumas dicas interessantes que muitas vezes nem percebemos ao utilizar o teclado.

 

Se você usa seu dispositivo com Android apenas utilizando teclado padrão do sistema, saiba que está perdendo a chance de conhecer outros recursos que podem tornar o ato de digitar ou escrever textos no sistema de maneira mais rápida e cômoda.

Vamos ver algumas dicas e funções que podem ser ativadas para lhe beneficiar nesta tarefa tão comum em nosso dia a dia.

Digitação por meio da voz

Se você precisa ficar com as mãos livres ou prefere escrever usando sua voz, como se fosse um ditado você pode tocar no ícone de um microfone para ativar o recurso de digitação por voz.

Ao falar, o sistema captura sua voz e envia para o centro de reconhecimento de fala do Google onde é examinado e convertido em texto, sendo retornado de volta para seu telefone. Isso significa que para usar este sistema será necessário ter uma conexão com a internet.

Caso queira colocar este modo para o offline e usar o recurso sem precisar ficar acessando a internet, a partir do Android 4.2 você pode instalar o dicionário de idioma apropriado de reconhecimento de voz em seu smartphone ou tablet.

Basta ir à tela de configurações e em seguida vá à opção Idioma e entrada. Em seguida marque a opção para ativar a Digitação do Google Voice.


 
Se você precisar colocar pontuações, basta dizer “ponto”, “vírgula” e outros sinais que o próprio Android irá colocar para você.

Utilizando o recurso de Swipe

 O teclado padrão do Android ganhou a habilidade de digitar palavras simplesmente passando os dedos sobre eles.

Para utilizar este recurso que se chama Swipe você tem que primeiro pressionar a letra inicial e em seguida mover seu dedo para as próximas letras. Por exemplo, se quiser escrever computador, basta pressionar a letra C e ir arrastando seu dedo para as demais letras sem tirá-lo da tela. Não é necessário passar por todas elas, pois o Android irá tentar adivinhar qual palavra você quer digitar.

Configurando o teclado

Você pode personalizar o comportamento do teclado para ajudar na maneira como as palavras aparecem na tela para você. Para isso basta ir a Configurações e em seguida escolha a opção Idioma e entrada.

Agora clique em Teclado Android para poder visualizar as opções disponíveis.
A tela de configurações do teclado possui opções para habilitar ou desabilitar recursos como Swiping, autocorreção, auto capitalização e sugestões de palavras. Você ainda pode definir uma auto correção mais agressiva e alterar para outros layouts de teclados.

 Usando a previsão e correção automática de palavras

Quando você toca em uma letra o Android tenta adivinha qual palavra você está querendo escrever baseado no seu dicionário e também nas estatísticas de vezes que a utilizou. Tente por exemplo escrever “Mensa” e você verá aparecer na tela a palavra “Mensagem”, bem acima do teclado.



Para confirmar que é esta palavra que você deseja, basta apertar a barra de espaço para mover-se para a próxima palavra e o Android irá automaticamente preencher o resto. O teclado ainda usará o contexto para adivinhar qual deverá ser a próxima palavra para continuar a frase. Basta tocar na palavra para que ela seja adicionada a mensagem.


 Utilizando outros tipos de teclados

 O teclado padrão que já vem com o Android possui várias funcionalidades interessantes e que lhe ajudam a escrever rapidamente as mensagens e textos no dispositivo. Muitos já vem com o Swipe permitindo o uso dos textos pelo arrastar dos dedos.

Mas há uma infinidade de teclados no Google Play e muitas pessoas consideram o app SwiftKey um dos melhores em auto correção, enquanto o Swype é o teclado original da digitação em arrasto.
 Então experimente diversas configurações do teclado original e experimente outros tipos de teclados para conseguir uma melhor experiência em seu Android.


Nenhum comentário: