17 de jul. de 2015

Dicas para liberar espaço no seu iPhone, iPad e iPod

Independentemente da versão do seu iPhone ou iPad, mais cedo ou mais tarde você esbarrará com a mensagem de que seu iGadget está abarrotado, sem espaço para mais nada.

 Junto com a mensagem de alerta vem um sentimento de desespero, pois não sabemos muito bem o que excluir do aparelho ou quais arquivos merecem ser salvos num backup e quais podem ir direto para o espaço. 

Se você passa por isso com uma certa frequência, sobretudo na hora de atualizar o seu iOS, calma que vamos lhe ajudar a não passar mais por esse perrengue. 

Abaixo listamos algumas dicas para você guardar o que é mais importante para você sem comprometer o sistema de armazenamento interno do seu iPhone ou iPad e o que pode ser removido sem medo de ser feliz. Vamos lá ajeitar essa bagunça? 



Libere o espaço usado por apps e arquivos multimídia 

 

Antes de passar a faca nos apps e arquivos que você julga desnecessários, o ideal é ter uma visão panorâmica do que anda ocupando mais espaço no seu iPhone ou iPad. Para isso, acesse os "Ajustes" do seu aparelho, depois o menu "Geral" > "Uso" e, finalmente, a seção "Gerenciar Armazenamento".

 Lá, você verá o que anda pesando mais no seu dispositivo.



Vale notar que essa ferramenta só exibe o espaço ocupado por cada app instalado no seu telefone, não sendo possível, por exemplo, ver quantos GB de vídeo, fotos ou música há por aqui.

 De toda forma, essa ainda é uma excelente maneira de saber o que anda ocupando mais espaço antes de dar o pontapé inicial. 

Selecione os apps que mais estão pesando no seu sistema e analise se você realmente os utiliza com tanta frequência assim para justificar tanto espaço perdido. 

Caso a resposta seja negativa, toque sobre ele e logo na sequência selecione a opção "Apagar aplicativo" sem dó e sem piedade.


 
 

Move suas fotos para a nuvem ou para o seu computador 

 

As pessoas estão cada vez mais tirando fotos com seus iGadgets e esse comportamento aliado à qualidade cada vez maior das câmeras é a receita perfeita para consumir uma enorme quantidade de armazenamento do aparelho. 

Infelizmente, você deve ter percebido que a dica acima não funciona para o app "Fotos e Câmera".

 Portanto, para resolver esse impasse, você pode optar por armazenar as suas fotos no iCloud com o novo recurso Fototeca do iCloud. 

Com ele ativado, é possível definir o armazenamento das imagens em alta resolução nos servidores da Apple e uma cópia em menor resolução localmente, de maneira a ocupar a menor quantidade de espaço possível no iGadget. 

Para isso, acesse os "Ajustes" do seu aparelho, toque em "iCloud" > "Fotos. Na tela que aparece, ative o recurso "Fototeca do iCloud" e, na sequência, a opção "Otimizar no iPhone/iPad". 

Dessa forma, as fotos originais serão salvas nos servidores do iCloud, enquanto uma cópia em resolução menor será gerada e guardada no seu iPhone ou iPad.
.
 

Embora funcione muitíssimo bem, o iCloud sofre com um problema crônico: o espaço gratuito disponibilizado para o usuário. 

Quem não quer desembolsar nem um tostão com o serviço, tem apenas 5 GB de armazenamento disponíveis para armazenar fotos, vídeos e backup dos apps do iOS.

 É claro que sempre é possível contratar um pacote adicional de 20 GB por US$ 0,99 mensais ou 200 GB por US$ 3,99 mensais. Contudo, essa característica pode acabar afugentando alguns usuários, que também podem optar por outras soluções.

Se nenhuma solução alternativa agradar, sempre há o bom e velho backup direto para o computador. 

Para isso, conecte o seu iPhone ou iPad ao seu computador, transfira todas as suas fotos para ele e, por fim, apague todas as fotos e vídeos para liberar espaço. 

Instale atualizações do iOS mesmo com pouco espaço de armazenamento 

 

O fantasma da falta de espaço assola principalmente os donos de iPhones mais antigos, que têm apenas 8 GB de armazenamento interno. 

Se você é um deles, certamente sabe o quão difícil é manter seu dispositivo atualizado e funcionando com tudo o que há de mais atual por aí - sobretudo a versão mais recente do iOS.

Quando um novo update do sistema sai, não raramente esses usuários são avisados da falta de espaço para instalá-lo utilizando o sistema "over-the-air". 

E é justamente esse o momento em que bate o desespero e muitos saem excluindo tudo, deixando o iPhone completamente capado, quase que com as configurações de fábrica. Se você passou e ainda passa por isso, calma. 

Antes de partir para o desespero, saiba que você pode usar o iTunes para contornar esse problema.

 Instale-o no seu computador, plugue seu iPhone ou iPad, abra o iTunes e selecione o seu dispositivo. 

 Na sequência, clique em "Buscar Atualização" e o iTunes lhe dirá se há alguma atualização que precise ser feita.


 
 
Em caso positivo, o software fará o download do pacote de atualização para o seu computador e o instalará no seu iPhone ou iPad sem a necessidade de você apagar suas fotos, vídeos e aplicativos

 

Nenhum comentário: