28 de jul. de 2015

Como rastrear seu Windows Phone perdido ou roubado

Perder um smartphone é sempre um transtorno. Seja porque você esqueceu o gadget em algum lugar e não se lembra, deixou cair e não percebeu ou então foi roubado, esse momento é sempre complicado e nos deixa cheio de dúvidas sobre o que fazer primeiro.

Caso você tenha um aparelho com Windows Phone, saiba que há uma opção para tentar reaver o seu gadget. A Microsoft conta com um serviço na web por meio do qual é possível rastrear a localização aproximada do smartphone ou tablet, algo que pode ser bastante útil para tentar reavê-lo.

Este mecanismo trabalha de forma bastante semelhante àqueles disponíveis para aparelhos com Android ou iOS, permitindo que você veja a localização aproximada de um dispositivo. Além disso, é possível bloqueá-lo com senha para evitar acessos indevidos ou então apagar todo o conteúdo do aparelho, ideal para manter a sua privacidade.

Confira agora como usar o sistema de localização da Microsoft.

Ative o "Encontrar meu telefone"

 

O Windows Phone permite que você configure a opção “Encontrar meu telefone” para que ela trabalhe de forma mais precisa. Assim, é possível solicitar ao sistema para marcar a sua localização de forma repetida a cada intervalo de tempo, aumentando a precisão do processo.

Tal alteração precisa ser feita antes de você perder seu smartphone, é claro. Então, faça da seguinte maneira:

1. Na tela inicial do aparelho, deslize a tela para a esquerda até a lista de aplicativos. Lá, toque sobre a opção “Configurações”.

2. Na seção de configurações, toque em “Encontrar Meu Telefone”.

3. Agora, escolha a opção “Salve minha localização periodicamente para ter um mapeamento melhor”.
Com isso, o Windows Phone vai salvar a posição do seu aparelho de forma repetida em um intervalo menor de tempo, dando mais precisão a todo o processo.

Rastreando o telefone

 

1. Primeiramente, acesse a página account.microsoft.com/devices e faça login com a sua conta do Windows, a mesma utilizada no aparelho que você deseja encontrar.

2. Na tela seguinte, veja o aparelho que você deseja encontrar e clique em “Encontrar meu telefone”.
Depois disso, o sistema processa a sua solicitação e mostra a localização aproximada do seu aparelho dentro de alguns instantes. Caso ele não mostre a localização mais recente, clique em “Atualizar” e repita o processo.

3. Além da localização, há ainda outras opções acessíveis por meio deste sistema. Elas permitem a você realizar diferentes ações com o seu gadget.



  • Discar – Clique nesta opção para que um sinal sonoro seja emitido pelo seu celular. Isso vai acontecer mesmo que ele esteja configurado no modo silencioso, o que faz desta a melhor opção para quando você “perde” o seu aparelho dentro de casa;
  • Bloquear – Se você perdeu o seu aparelho, mas acredita que ainda tem chance de reavê-lo, esta é a alternativa mais indicada. Isso porque, com ela, você bloqueia o acesso ao aparelho com uma senha, que precisa ser digitada para destravar a tela;
  • Apagar – Mais drástica de todas as opções, esta serve para quando você já perdeu as chances de recuperar o seu gadget. Com ela, todo o conteúdo é removido e o aparelho volta ao estado original de fábrica — ou seja, outra pessoa pode usá-lo normalmente, mas você garante a sua privacidade.
Estas dicas podem ajudar você a reencontrar o seu gadget ou, pelo menos, minimizar os efeitos da sua perda.


Nenhum comentário: