28 de out. de 2013

Mitos e Verdades sobre Baterias de Notebooks e Celulares

Toda bateria deve ter sua carga usada até o final para, então, ser recarregada.

Mito: Atualmente em equipamentos eletrônicos são utilizadas baterias de lítio, que dispensam o cumprimento de recarga e descarga total, desta forma, o usuário pode ligar o equipamento à tomada sem problema algum enquanto usa.

Se a bateria for carregada antes de chegar ao fim, sofrerá o efeito memória: precisará de mais carga antes mesmo que a energia armazenada chegue ao fim. 

Mito: Em aparelhos mais antigos, isso ocorria com freqüência, pois eram utilizadas baterias de níquel e essas sim exigiam carga ou descarga completa do seu ciclo.

O período em que a bateria retém a carga diminui com o tempo. 

Verdade: As baterias têm um período “X” estipulada pela fabricante, ou seja, ela chega a um número de cargas e começa a descarregar com mais rapidez. A Apple, por exemplo, diz que suas baterias dura entorno de 300 ciclos, depois ela perde 20% da capacidade de armazenamento, ou seja, retém 80% da sua capacidade.

Os eletrônicos devem ser desconectados da tomada logo após a bateria encher. 

Mito: Carregadores originais utilizados para realizarem a recarga, param de enviar energia assim que identificarem que a bateria ficou completa, ou seja, chegou a 100%.

Quando o notebook estiver em uso e ligado à tomada, o usuário deve retirar a bateria.

Mito: Não tem problema se a bateria esta ou não encaixada no aparelho, fica a critério do usuário.

Carregar o eletrônico sob o sol pode ser perigoso. 

Verdade: A capacidade da bateria pode ser prejudicada se o aparelho eletrônico estiver um ambiente fechado e com temperatura acima de 35°C, ainda mais se estiver fazendo recarga na tomada, onde a bateria começa a ter um aquecimento devido ao procedimento.

As baterias de produtos eletrônicos não podem ser jogadas em lixo comum. 

Verdade: Muito cuidado quando você for jogar baterias fora, se colocar ela em lixo comum, mais adiante quando tiver contato com o solo ela vai começar o processo de contaminação que pode prejudicar o solo, as plantas e os animais, pois essas baterias contêm mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo, alumínio, além de por estarem já penetradas no solo, entra em contato com os lençóis freáticos.

Nenhum comentário: