Há diversos possíveis motivos para que determinado ponto da rede não
esteja se comunicando com o resto dos computadores. Encontrar o problema
o mais rápido possível depende do conhecimento técnico e da estrutura
da rede do responsável por ela. Mas independente disso, boa parte dos
contratempos têm sua origem na parte física e, em casos que há uma
configuração mal feita, no software.
Placa de rede com defeito ou queimada
Descobrir se a placa de rede está queimada é fácil: com o computador
ligado e o cabo de rede conectado corretamente, basta olhar para o
hardware e ver se acendem algumas de suas luzes. Algumas vezes, porém, a
placa continua com a aparência de que está ativa e não transmite nada.
Em alguns casos, a peça também não é reconhecida pelo sistema
operacional.
Portanto, se a placa está conectada fisicamente, a estrutura da rede
está funcional e os drivers instalados no sistema operacional, mas não
acontece nenhum tipo de comunicação com os outros equipamentos, é porque
o hardware está danificado e precisa ser substituído. Confirmada a
condição, basta trocar a peça para resolver a situação.
Cabo mal encaixado, oxidado ou com conector mal feito
Um cabo mal encaixado na placa de rede ou no switch também pode deixar o
equipamento fora da rede. Embora os conectores sejam desenhados para
engatarem perfeitamente, às vezes, eles podem falhar por estarem com os
contatos oxidados ou por causa de um conector malfeito. Na pior das
hipóteses, a peça pode até mesmo estar mal ou totalmente desencaixado em
uma das pontas (no computador ou no switch).
Depois de verificar, retire o conector e dê uma olhada se os contatos
estão oxidados ou se os fios do cabo de rede estão mal posicionados. Se
uma das possibilidades acima for confirmada, é preciso cortar e encaixar
um novo conector, o que deve ser feito por uma pessoa com a ferramenta adequada e conhecimento no assunto.
Cabo rompido ou danificado
Cabos danificados podem causar lentidão, ocasionando uma série de
problemas, até chegar a um ponto em que o uso da rede se torna
impraticável. Isso ocorre porque os equipamentos enviam informações
fazendo uso de checagem de erros e, com isso, sempre que um dado chega
ao destino e são detectados erros, ele é mandado novamente. E isso se
repete até que mensagem chegue completa ao outro lado.
Dependendo do tamanho da rede e da forma como ela foi estruturada, essa
pode ser a situação mais complicada, embora bem mais fácil para
descobrir. Usando testadores de cabos nas duas pontas é possível
confirmar se um determinado fio está rompido ou apenas comprometido. Com
isso, basta fazer sua substituição. É possível também realizar emendas,
mas essa não é uma prática recomendada, pois irá degradar a qualidade
da comunicação da rede ao longo do tempo.
Switch queimado ou com porta queimada
Mesmo com os atuais no-breaks, problemas com descarga elétrica podem
danificar apenas algumas portas e, mas, algumas vezes, o Switch também
pode sofrer problemas. Primeiro, é preciso checar se o equipamento está
funcionando normalmente. Para isso, o usuário deve checar o painel
físico do aparelho ou acessá-lo através de um navegador, se houver esse
tipo de recurso.
Se o Switch estiver queimado, a constatação é simples: nenhuma das luzes
de indicação estarão acessas. Mas se a peça estiver ligada e com um
comportamento suspeito - como por exemplo, quando mesmo com as luzes das
portas acesa, vários computadores não se conectam à rede -, isso
significa que ele pode estar bastante comprometido. A solução mais
rápida nos dois casos, é substituir o switch por um novo.
Se apenas a porta por onde o computador problemático está conectado
fisicamente estiver desativada, pode ser uma indicação de que ela pode
esta queimada. Para resolver a situação, basta pegar o cabo nela
conectado e inseri-lo em uma saída que esteja funcionando. Entretanto,
como o comprometimento de algumas portas pode prejudicar o operação
total do aparelho depois de certo tempo, é recomendável a substituição
do switch o mais breve possível.
Rede sem fio que não alcança um determinado local
As redes sem fio são práticas e simples de usar, mas, por causa do meio
físico e das frequências que utilizam, estão sujeitas a todo tipo de
interferências. Por isso, se a rede wireless não alcança um determinado
local que está dentro da área mínima de alcance dela, você precisa
procurar por barreiras físicas que podem estar diminuindo a intensidade
do sinal ou por equipamentos que talvez esteja, fazendo o roteador
falhar em alguns momentos.
Infelizmente, essa é uma tarefa essencialmente visual. O idela é ir aos
locais próximos e fazer uma busca por itens que se enquadrem como
barreiras ou possíveis fontes de interferência.
Barreiras físicas podem ser paredes muito densas, aquários ou qualquer
outro item que consiga distorcer ou diminuir a intensidade do sinal.
Dispositivos elétricos como telefones sem fio, forno de micro-ondas ou
qualquer outro aparelho que façam transmissões em frequências usadas
pelos dispositivos de rede Wi-Fi podem ser fontes de interferência.
No caso de empecilhos físicos, a melhor medida é a localização do Access
Point da rede ou adicionar repetidores antes das barreiras. Para
resolver o problema dos equipamentos que causam interferência, o ideal é
colocá-los o mais longe possível dos dispositivos de rede.
Software
Se seu problema não é nenhum dos citados anteriormente, a complicação
pode estar relacionada ao software. Por exemplo, se a rede está
fisicamente funcional e configurada no sistema operacional e, ainda
assim, não é possível acessar os arquivos que estão na rede, pode ser
que seu computador esteja configurado com um grupo de trabalho diferente
do restante dos equipamentos.
Para mudar isso no Windows 7, basta clicar com o botão direito no ícone
do "Meu Computador" e escolher a opção “Propriedades” no menu que
aparece. Na janela que abrir, clique em “Configurações avançadas do
sistema” e, na tela seguinte, clique na aba “Nome do computador”. Em
seguida, vá em “Alterar…”. Então, digite o nome do grupo no campo “Grupo
de trabalho" e confirme.
Em redes em que os computadores usam configuração automática e não
conseguem se conectar, isso pode indicar que o servidor DHCP (que
fornece essa configuração) está fora do alcance, por algum motivo. Nesse
caso, basta ativar novamente o servidor que tudo volta a funcionar.As
possibilidades citadas acima podem ocorrer ocorrer individualmente ou em
conjunto, e isso por confundir e complicar um pouco o diagnóstico.
Para simplificar a busca dos problemas, o ideal é eliminar a maior parte
das possibilidades, começando pelo óbvio e indo para o mais improvável.
Se o responsável pela rede souber de eventos incomuns (descargas
elétricas, obras em um ponto onde passam os cabos ou outros
acontecimentos que poderiam danificar a estrutura da rede), ele pode
facilmente pular algumas etapas e chegar mais rápido à causa do
problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário