15 de nov. de 2013

Como ocultar um drive no Windows; esconda seu disco rígido e arquivos

A criação de partições no disco rígido é uma prática comum aos donos de computadores equipados com Windows. Seja como uma maneira de facilitar a organização dos arquivos, ou simplesmente para separar os dados do sistema das informações pessoais do usuário, essas divisões no HD podem armazenar itens importantes e facilitar processos de manutenção.

Justamente por isso, surge a preocupação com a segurança: e se alguém mexer nas pastas do Windows e alterar alguma funcionalidade do sistema sem querer? Para evitar esse tipo de coisa, o Windows conta com a possibilidade de ocultar drives e divisões do disco rígido.



Antes de mais nada, é importante lembrar que o procedimento ilustrado aqui não apaga os arquivos contidos na partição, apenas oculta suas pastas no sistema. Ainda assim, siga as instruções apresentadas com muita atenção, pois elas envolvem comandos no prompt do Windows, e só execute as ações com certeza do que está fazendo. Vamos ao procedimento:
Passo 1. Abra o menu Iniciar e, na caixa de pesquisa, digite “diskpart” e aperte Enter;

Passo 2. No prompt de comando, digite “list volume” e aperte Enter. Isso vai exigir uma lista com todas as partições atuais do seu disco rígido (HD);








Passo 3. Escolha a partição que deseja ocultar e observe o volume numérico e letra que ela possui. Em nosso exemplo, vamos ocultar a divisão Recovery, com o número 2 na lista.
Digite “select volume 2”, para selecionar o número dois da lista, e tecle Enter;










Passo 4. Com o volume selecionado, digite “remove letter R”. Aqui, substitua a letra pela correspondente à partição que você deseja ocultar. Uma mensagem exibindo o sucesso da operação será exibida e, após isso, basta reiniciar o computador para observar a alteração;










Para voltar a exibir a partição











Se desejar voltar a ver uma partição previamente oculta, realize o procedimento descrito acima até o passo 3. Na sequência, digite “assign letter R” para que a divisão volte a aparecer no sistema e os arquivos passem a ser manipulados sem problemas no Windows. Por esse método, também é possível alterar a letra da unidade selecionada se for o seu desejo.

Nenhum comentário: