21 de mai. de 2014

Recuperar partição NTFS, FAT32 e FAT em segundos

Sua partição não aparece mais? Dados ilegíveis? Calma! Ainda tem solução..

 

Perder arquivos pessoais certamente é o maior pesadelo de qualquer usuário da tecnologia, ainda mais quando perdemos tudo de uma só vez sem nenhum backup, mas não entre em desespero pois seu caso ainda pode ter solução.

Alguns erros simples podem destruir sua partição, erros em gerenciadores de discos, programas para redimensionar partições e até mesmo quedas de energia podem afetar o seu disco, porem nem sempre isso não quer dizer que você perdeu seus dados.

Estes erros geralmente ocorrem na MBR do disco rígido, local onde ficam armazenadas as instruções de arranque de seu computador e mapas das partições. Quando um erro ocorre sua MBR pode ser destruída, porem isso não indica que seus dados foram afetados.

Quando há erro na MBR, os dados podem permanecer completamente intactos, caso o usuário não tenha tentado formatar a partição, é possível recuperar todos eles em questão de segundos.

Para começar o processo, observe se você está tendo algum dos seguintes problemas:

  • Erros e problemas após particionar uma unidade.
  • Erro e problemas ao reiniciar o computador de forma bruta ou devido a falta de energia elétrica.
  • Problemas ao alterar  ou redimensionar outra partição.
  • Unidade reconhecida como RAW.
  • Unidade não reconhecida, Windows pede para formatar.

E não realizou ou percebeu nenhum dos itens abaixo:
  • Formatou a unidade corrompida.
  • Redimensionou outra unidade por cima da corrompida.
  • Alterou o sistema de arquivos e fez uma formatação.
  • Ouviu barulhos de uma agulha batendo em um objeto de metal vindo do computador.
  • Notou uma mensagem dizendo HARD DISK SMART: STATUS BAD ao iniciar o sistema.
No caso dos dois últimos itens, não recomendamos o uso do programa, pois seus dados correm risco de serem perdidos, pois esta mensagem trata-se de um erro físico no disco rígio, entre em contato direto com o fabricante para realizar um backup emergencial dos dados. 

Recuperando seus dados

 

Ao contrário de muitos softwares que recuperam dados corrompidos, ele faz ao contrário, enquanto outros programas recuperam seus arquivos, copiam para outro local para depois formatam a unidade para voltar seus arquivos no lugar, este não perde tempo em fazer isso, já que o que foi corrompido foi apenas a tabela de partição, ele apenas corrige a partição que esta ilegível, sem ao menos tocar nos dados recuperando tudo o que foi perdido em questão de segundos.

Em caso de queda de energia ou reboot inesperado do sistema, é praticamente inevitável a perda de alguns dados que estavam ativos no momento do ocorrido, porem este programa não irá dar conta para recuperar estes dados, o que ele irá fazer é apenas tornar a unidade legível novamente sem modificar os dados.
 
Para recuperar sua partição sem perder dados, basta baixar o programa MiniTool Partition Recovery e seguir as instruções a baixo.


O programa é gratuito e compatível com os seguintes sistemas:
  • Windows 2000 Professional
  • Windows XP (32 & 64 bit)
  • Windows Vista (32 & 64 bit)
  • Windows 7 (32 & 64 bit)
  • Windows 8 (32 & 64 bit)
  • Windows 8.1 (32 & 64 bit)

Seu uso é muito fácil. Após fazer o download, abra o programa, clique em Next, selecione o disco que deseja usar.
 
 


Agora basta clicar em Next, selecionar "Specified Range", e clique na partição que esta com defeito e após isso faça um "Quick Scan" (Ou Full Scan, é o mais recomendável, mas se não estiver com muito tempo livre, é melhor um "Quick".

Agora selecione todas as partições na qual você usa, e com muito cuidado, revise muito bem! Todas partições DESMARCADAS, serão completamente APAGADAS, e todas as marcadas, serão recuperadas ou mantidas.
 

Prossiga com o programa e em questão de segundos seu disco já estará legível novamente, não será necessário formata-lo, porem alguns cuidados ainda serão necessários, tais como:
  • Revisar arquivo por arquivo para ver se não foi corrompido.
  • Fazer um scan completo no HD em buscas de setores defeituosos e verificar o S.m.a.r.t

No Windows, o CHKDSK pode rodar tanto pelo console do Prompt de Comando quanto por Meu Computador usando a interface visual. Neste caso:
  • Vá até Meu Computador.
  • Clique direito do mouse na partição.
  • Selecione Propriedades.
  • Selecione a barra Ferramentas. 
  • Pressione o botão Verificar agora... 
  • Agora faça a verificação de erros.


Este comando é muito útil quando há algum defeito no sistemas de arquivo do Windows e o sistema não inicia. Para resolver o problema ou pelo menos tentar, coloque o DVD do windows e use as opções para reparar, na tela que vai abrir, digite o comando CHKDSK /F /R depois de terminado reinicie o pc.

Sobre o Windows 8.1 Update 1

O Windows 8.1 Update 1 inclui melhorias com foco no uso do sistema operacional com mouse e teclado, como novos botões e menus de contexto na tela inicial e novos botões para minimizar, maximizar e fechar os apps Metro.

Já para os usuários em computadores/notebooks/ultrabooks sem telas sensíveis ao toque, a atualização permitirá que o sistema operacional inicialize diretamente na área de trabalho por padrão. Você ainda poderá acessar a tela inicial clicando no botão Windows na barra de tarefas ou pressionando a tecla winkey no teclado.

Além disso, a Microsoft também confirmou que com o Windows 8.1 Update 1 é possível fixar os apps Metro na barra de tarefas para acesso rápido.

Outra novidade trazida por esta atualização é o Modo Empresarial no Internet Explorer 11. O Modo Empresarial permitirá que as empresas especifiquem quais sites devem ser carregados neste modo de compatibilidade automaticamente. Isto é útil, principalmente, para casos no qual portais internos só podem ser visualizados corretamente com versões mais antigas do navegador.

Ao configurar este modo, o administrador pode especificar o local onde a lista de sites, usados pelo Modo Empresarial, fica armazenada e também pode optar por permitir ou não que os usuários ativem este modo manualmente.

O Windows 8.1 Update 1 também permitirá que os fabricantes de computadores utilizem especificações mais modestas para novos dispositivos. A empresa confirmou que agora os fabricantes poderiam utilizar no mínimo 1GB de RAM e 16GB de capacidade para armazenamento em novos dispositivo (antes era necessário ter pelo menos 2GB de RAM e 32GB de capacidade).

3 Soluções para problemas com o Windows 8.1 Update 1

No início desta semana a Microsoft lançou o Windows Update 8.1, mas nem todos puderam instalá-lo pois alguns usuários relataram problemas na instalação.

Desde então a Microosft disponibilizou dois patches oficiais que servem como soluções para problemas com o Windows 8.1 Update 1, e postamos abaixo uma terceira solução não-oficial para quem ainda não conseguiu instalar o Windows 8.1 Update 1.

Soluções para problemas com o Windows 8.1 Update 1

1. Quem tentou instalar, mas apareceu o erro 0x800f081f deve instalar este patch.

2. Quem não consegue desinstalar o IIS no Windows 8.1 ou Windows Server 2012 R2 deve instalar este patch.

3. Quem ainda não conseguiu instalá-lo, pode aplicar esta solução (NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR ISSO – FAÇA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO):

I. Abra o Command Prompt > Executar como Administrador:




II. Digite dism /online /remove-package /packagename:Package_for_KB2919355~31bf3856ad364e35~amd64~~6.3.1.14 


III. Quando o passo acima for finalizado, digite dism /online /cleanup-image /startcomponentcleanup 



IV. Tente instalar novamente o Windows 8.1 Update 1

O comando dism permite a instalação/remoção/atualização de atualizações .cab ou .msu do Windows