27 de nov. de 2013

Hard Reset – Resete Total Samgung Galaxy W – i8150 – Restaurar parâmetros de fábrica


Passos:
1.  Desligue o aparelho
2. Pressione simultâneamente os Botões Volume Acima + Home + Ligar
3. Quando aparelho começar a ligar, libere apenas o Botão ligar
4. Quando aparecer o boneco do Android na tela, Dê um toque em opções (fica ao lado do Botão Home)
4.a) Note ao tocar em opções que o boneco do Android vai dar uma escurecida, apenas aguarde após isso que aparecerá o menu de opções do recovery
5. Selecione wipe/data factory reset e confirme com Botão Home
6. Escolha Yes — delete all user data e confirme com Botão Home
7. Escolha reboot system now e confirme com Botão Home
8.Pronto, seu celular foi completamente apagado e volta do jeitinho de quando você o tirou da caixa no dia em que o comprou.

OBS: Apaga todos os dados contidos no seu aparelho.

15 de nov. de 2013

Como ocultar um drive no Windows; esconda seu disco rígido e arquivos

A criação de partições no disco rígido é uma prática comum aos donos de computadores equipados com Windows. Seja como uma maneira de facilitar a organização dos arquivos, ou simplesmente para separar os dados do sistema das informações pessoais do usuário, essas divisões no HD podem armazenar itens importantes e facilitar processos de manutenção.

Justamente por isso, surge a preocupação com a segurança: e se alguém mexer nas pastas do Windows e alterar alguma funcionalidade do sistema sem querer? Para evitar esse tipo de coisa, o Windows conta com a possibilidade de ocultar drives e divisões do disco rígido.



Antes de mais nada, é importante lembrar que o procedimento ilustrado aqui não apaga os arquivos contidos na partição, apenas oculta suas pastas no sistema. Ainda assim, siga as instruções apresentadas com muita atenção, pois elas envolvem comandos no prompt do Windows, e só execute as ações com certeza do que está fazendo. Vamos ao procedimento:
Passo 1. Abra o menu Iniciar e, na caixa de pesquisa, digite “diskpart” e aperte Enter;

Passo 2. No prompt de comando, digite “list volume” e aperte Enter. Isso vai exigir uma lista com todas as partições atuais do seu disco rígido (HD);








Passo 3. Escolha a partição que deseja ocultar e observe o volume numérico e letra que ela possui. Em nosso exemplo, vamos ocultar a divisão Recovery, com o número 2 na lista.
Digite “select volume 2”, para selecionar o número dois da lista, e tecle Enter;










Passo 4. Com o volume selecionado, digite “remove letter R”. Aqui, substitua a letra pela correspondente à partição que você deseja ocultar. Uma mensagem exibindo o sucesso da operação será exibida e, após isso, basta reiniciar o computador para observar a alteração;










Para voltar a exibir a partição











Se desejar voltar a ver uma partição previamente oculta, realize o procedimento descrito acima até o passo 3. Na sequência, digite “assign letter R” para que a divisão volte a aparecer no sistema e os arquivos passem a ser manipulados sem problemas no Windows. Por esse método, também é possível alterar a letra da unidade selecionada se for o seu desejo.

12 de nov. de 2013

Nova falha de segurança grave afeta usuários do Internet Explorer

O browser da Microsoft está sendo vítima de uma nova onda de ataques. Os investigadores que descobriram a falha dizem que só a versão inglesa do navegador é afetada, mas desconfiam que outras versões possam estar em risco.

 

Um grupo de investigadores da empresa de segurança FireEye descobriu uma nova falha de segurança que afeta várias versões do Internet Explorer. A vulnerabilidade, que é explorada de duas formas distintas, é classificada de sofisticada e persistente.

Apesar de o esquema descoberto estar focado apenas na versão inglesa do Internet Explorer 7, 8, 9 e 10 do Windows XP ou Windows 7 - e de a origem do malware estar num site dos EUA -, os investigadores acreditam que facilmente pode ser configurado para outras partes do mundo e línguas. 

 

As vulnerabilidades são exploradas através de ataques drive-by, onde os hackers usam sites com alguma reputação junto dos usuários para instalarem malware nos seus computadores sempre que a página é visitada. O administrador do site infectado não tem conhecimento de que também é uma vítima de um esquema malicioso.


O malware instala-se na memória do computador e nunca chega a registrar dados no disco rígido da máquina, como explica o ArsTechnica. Desta forma a ameaça fica quase invisível à maior parte dos programas de segurança como é o caso dos antivírus.

A Microsoft ainda não admitiu a existência da falha, mas já confirmou que está a avaliar o relatório da FireEye para dar resposta à preocupação dos usuários.

MALWARES, PRAGAS VIRTUAIS E QUE TAIS...

Segundo a PANDA SECURITY, mais de SEIS MILHÕES DE NOVAS AMOSTRAS DE MALWARE foram identificadas durante o ano de 2012, dentre as quais 75% eram Trojans (os vírus e os worms ficaram na casa dos 15% e 11%, respectivamente).

Achou isso assustador?  Então não hesite em investir o equivalente ao preço de uma pizza num antivírus responsável (ou um pouco mais numa suíte de segurança completa). Sugestões? Experimente o BitDefender, o Norton 360 ou uma das excelentes opções da Kaspersky.


  Se por algum motivo você não estiver seguro sobre a saúde do sistema, atualize seu arsenal e faça uma varredura completa. Ao final, reinicie o PC, pressione as teclas Windows + R, digite “mrt” (sem as aspas) na caixa de diálogo, tecle Enter e aguarde até que o processe seja concluído (o que pode demorar algumas horas).

HIJACKERS, Hao 123, RESTAURAÇÃO DO SISTEMA E OUTROS QUE TAIS

Vivemos num sistema capitalista, onde lucrar é palavra de ordem, mas daí a encher as burras aniquilando a boa fé da plebe ignara vai uma longa distância.
Tudo bem que os fabricantes de computadores aumentem seus lucros instalando Crapware em seus produtos (até porque nosso direito de remover esse entulho é garantido), mas aplicativos populares escamotearem em seus pacotes de instalação hijackers e outros que tais já é “um pouco demais”.
Não faz muito tempo, eu postei uma matéria sobre o V9 e o Ask.com, que vêm embuçados nos arquivos de instalação ou de atualização de determinados freewares. Assim, basta um segundo de distração para seu navegador ganhar uma nova barra de ferramentas e seu motor de busca e homepage serem modificados pelo hijacker. Para piorar, tentar reverter tudo ao status quo ante pelas vias convencionais é tempo perdido.
 
Passando ao mote desta postagem, fui contemplado, dias atrás, com o Hao 123 – outro hijacker fiduma que não larga o osso, mesmo depois que é removido do computador. Depois de muito custo, consegui resgatar o Chrome e o Firefox, mas com o IE 10 não houve acordo. Resolvi remover o navegador para restaurar automaticamente a versão anterior, mas algo não saiu como esperado e o computador ficou “estranho”. Decidi então restaurar o sistema – essa não foi a minha primeira opção porque o ponto mais recente havia sido criado uma semana antes – e a despeito de uma demora anormal, o Windows carregou e informou que a reversão havia sido bem sucedida. No entanto, a partir de então a máquina passou a demorar uma eternidade para desligar e reiniciar, além de apresentar outros sintomas esquisitos, o que não me deixou opção senão reinstalar o sistema.
 
Como diz o ditado, “casa de ferreiro, espeto de pau”. Quem acompanha este Blog já perdeu a conta das postagens onde eu recomendo criar um ponto de restauração do sistema antes de instalar qualquer aplicativo ou proceder a qualquer reconfiguração relevante, mas não segui minha própria cartilha – se o tivesse feito, provavelmente teria defenestrado o enxerido Hao 123 com uns poucos cliques do mouse.
 
Para quem não se lembra, desde as versões 9x que o Windows conta com o scanreg/restore para desfazer ações mal sucedidas e neutralizar suas consequências indesejáveis, mas foi a edição Millennium que nos trouxe a Restauração do Sistema, bem mais pródiga em recursos e acessível via interface gráficaEla cria “instantâneos” das configurações do Registro e de vários arquivos essenciais ao funcionamento do PC (no Seven, as versões anteriores de arquivos modificados pelo usuário também são contempladas) em intervalos regulares e sempre que alguma modificação abrangente é detectada. Note, porém, que você pode – e deve – criar novos pontos de restauração manualmente, antes de qualquer reconfiguração/personalização importante ou da instalação/remoção de aplicativos, por exemplo. 
 
Assim, se por algum motivo o sistema se tornar instável ou incapaz de reiniciar, basta revertê-lo para um ponto anterior ao surgimento do problema (e torcer para que tudo dê certo, evidentemente, já que em alguns casos esse recurso não funciona).
Observação: Se a restauração não lograr êxito ou não corrigir o problema em questão, repita os passos que o levaram até ela e selecione a opção Desfazer a Restauração do Sistema. Se essa opção não estiver visível, clique em Próximo e em Desfazer.

A Restauração do Sistema não modifica arquivos pessoais (músicas, vídeos, documentos, planilhas, emails etc.), mas também não ajuda a recuperá-los em caso de danos ou exclusão acidental, de modo que é imperativo manter backups atualizados. Vale lembrar também que qualquer atualização/personalização implementada depois da criação do ponto usado para reverter o sistema terá de ser refeita, e qualquer programa adicionado nesse entretempo, reinstalado.

Você pode convocar esse recurso de diversas maneiras, mas eu sugiro dar um clique direito em Computador (no menu Iniciar) clicar em Propriedades e, em seguida, em Proteção do Sistema. A janelinha que se abre em seguida permite tanto reverter o sistema a um ponto anterior no tempo quanto configurar o espaço alocado para armazenamento dos backups, bem como eliminar os postos antigos (menos mais recente, que é mantido por padrão) e criar novos pontos manualmente.
 
Alguns usuários desativam a Restauração a pretexto de economizar espaço no HD, mas essa prática não se justifica diante da capacidade dos drives atuais.

Observação: Por padrão, a ferramenta reserva 15% do espaço no disco para o armazenamento dos pontos de restauração, mas algo em torno de 5% num disco de 350 GB já é mais do que suficiente. Tecnicamente, bastaria manter apenas do último ponto, desde que ele tenha sido criado quando o sistema estava rodando redondo, mas ainda que você não apague os demais, eles serão eliminados para ceder espaço aos novos. O Windows não permite remover pontos específicos, conquanto seja possível contornar esse obstáculo com o RESTOREWIN , que oferece mais uma porção de recursos interessantes. 

Claro que cada um sabe o que faz (ou pelo menos pensa que sabe), mas eu recomendo não abrir mão dessa proteção, mesmo dispondo de uma imagem do sistema e mantendo backups atualizados dos arquivos de difícil recuperação.

7 de nov. de 2013

Conheça as novidades do Windows 8.1


O Windows 8 trouxe diversas mudanças para quem estava acostumado com esse sistema operacional. Mais rápido, leve e organizado, porém com uma praticidade duvidosa. Não que ele fosse ruim, mas seus usuários simplesmente não conseguiam se adaptar a algumas das novas ideias que ele trazia.
Para resolver esse problema, muitas pessoas estavam esperando sua primeira atualização, o Windows 8.1, para ver o que viria de bom pela frente. Finalmente a atualização chegou e diversas mudanças foram feitas. Listamos abaixo as mais importantes. Confira:



 Pular a tela iniciar

Na versão anterior, sempre que você ligava o seu sistema, era direcionado para a tela iniciar do Windows e de lá podia escolher entrar na sua desktop. Agora, é possível acionar uma opção que te leva diretamente para o desktop e pula a tela iniciar. Dessa forma, os usuários que não gostaram da maior novidade do Windows 8 poderão anulá-la e entrar no sistema no mesmo local em que entravam nas versões anteriores (Windows 7 e demais).

Para acionar essa opção, clique com o botão direito na barra de tarefas na área de trabalho e selecione "Propriedades" no menu de contexto. Na janela que abrir, entre na guia de navegação e selecione a opção que permite ir direto para a área de trabalho quando iniciar o Windows.

Busca

Agora você pode fazer buscas diretamente da sua tela iniciar do Windows 8.1. Basta digitar para conseguir os resultados desejados. Dessa forma, é possível encontrar arquivos de programas ou até mesmo todos os arquivos que compartilham do mesmo nome que o seu. Mais que isso, o resultado pode ser integrado com o Bing, o buscador da Microsoft, para mesclar com os resultados da sua máquina. Procurar pelo Steam, por exemplo, pode te levar ao local onde ele está instalado e, ao mesmo tempo, mostrar as dez maiores buscas dele no Bing. Já uma busca por cidade pode mostrar o mapa, informações da cidade e muito mais, como temperatura, vídeos etc.



Novos aplicativos

Como padrão, nem todos os aplicativos eram exibidos na tela inicial. A nova Calculadora e o Alarme, por exemplo, não são destacados. Mas é possível adicioná-los a essa lista clicando com o botão direito do mouse e selecionando o PIN para iniciar os novos aplicativos no menu de contexto. Dessa forma, você terá um despertador, timer e cronômetro no alarme. Já a calculadora tem um modo científico que converte unidades. Há também um aplicativo para scanners e um outro que grava sons.


Tamanho dos ladrilhos

A Microsoft agora introduziu dois novos modelos de tamanho para os ladrilhos (aqueles quadrados onde aparecem os programas da tela inicial). Você pode reduzi-los até 50% do menor tamanho que era permitido antes e dobrar o tamanho deles comparado com o antigo maior tamanho.

Para alterar o tamanho de um ou vários deles, clique com o botão direito do mouse na tela inicial e seleciona a opção de redimensionamento, na parte inferior da tela. Você pode escolher os tamanhos ente "Grande", "Largo", Médio" ou "Pequeno". Os tamanhos "Médio" e "Largo" eram os dois tamanhos já existentes. Por tanto, "Grande" e "Pequeno" são os dois novos.




Papel de parede na Tela Iniciar

Se você gosta do seu papel de parede e deseja colocá-lo em sua Tela Iniciar, agora é possível. Basta entrar nas propriedades da sua barra de tarefas e navegação e marcar a opção que indica seu deseja de ver o fundo de tela na tela inicial. Aconselhamos a colocar um papel de parede simples ou uma cor sólida, que funciona muito bem com essa tela do Windows.

O botão iniciar

Muitas pessoas reclamaram que o novo Windows 8 não possuia mais o botão iniciar. Nessa nova versão, existe um botão que funciona de forma parecida com o antigo. Clicando nele, você é levado para a tela inicial do sistema. Clicando com o botão direito, também é possível encontrar uma opção para desligar o sistema, já que muitos usuários haviam reclamado dessa falta de opção em um botão desse tipo.



Barra de endereços visível no IE 11

Apesar de o novo Internet Explorer 11 possuir opções bem diferentes que tentam criar uma interação maior do usuário com a navegação, muitas pessoas reclamaram pelo fato de não ser possível manter a barra de endereços e as abas visíveis o tempo todo. Para corrigir isso, você pode fazê-lo agora. Basta entrar na tela inicial do IE 11, pressionar o botão do Windows + C e selecionar a opção de controles do menu. Lá, altere tudo o que indica que está escondendo a barra de endereços e ela ficará visível.

Bibliotecas

Por padrão, as bibliotecas não são exibidas no Windows Explorer. É possível ver os Documentos, Imagens, Músicas e muito mais, porém as bibliotecas não apareciam. Agora, você pode exibi-las clicando na área da barra lateral do Windows Explorar e selecionando a opção de mostrar as bibliotecas. 



Aplicativos recém-instalados
Antes, quando se instalava um aplicativo novo no seu sistema, ele era imediatamente jogado na tela inicial. Agora, porém, ele não faz isso e fica na lista de aplicativos gerais. Para acessá-lo, clique na seta para baixo exibida na tela inicial e o encontrará junto com todos os aplicativos instalados no Windows. Se você quiser colocá-lo na sua tela inicial, deverá fazer isso manualmente. Dessa forma, evita que qualquer coisa que você faça seja colocada na sua área principal de forma direta. Só vamos torcer para, na próxima atualização, existir a opção de inserir ou não diretamente na tela inicial, ao invés de simplesmente não inserir.

Conclusão
Com todas essas alterações, ficou claro que a Microsoft está tentando adaptar seus usuários ao novo sistema. O grande erro inicial do Windows 8 não foi a inovação, mas sim a transição obrigatória e direta de mudanças. Antes, os usuários não podiam escolher se desejavam ou não um botão iniciar em seu desktop e isso. Agora, é possível determinar se você quer ou não esse botão. Dessa forma, todas essas mudanças dão uma nova cara ao sistema e permitem que cada pessoa escolha se quer ou não se adaptar às novidades. Essa "permissão" concedida aos usuários é muito boa, pois garante que eles se adaptem e aceitem tudo o que há de novo aos poucos e sem problemas. Agora vamos torcer para que as futuras atualizações deixem o Windows 8 ainda mais com a cara do que ele pretende ser: um sistema novo e eficiente, mas prático para todas as pessoas.

6 de nov. de 2013

Fim da operação brasileira do DNS do Google prejudica quem o usa



 Sem alarde, o Google deixou de oferecer a versão brasileira de um serviço que possibilitava a melhoria da internet de vários usuários no Brasil. O Google Public DNS, que já existia há quatro anos, abandonou o país, e o recurso não está mais disponível por aqui, possivelmente em resposta ao pedido do governo de armazenamento de dados de brasileiros em data centers nacionais. O serviço ainda está disponível, mas não é mais brasileiro, o que reduz bastante sua velocidade.

Embora o Google negue que o pedido do governo e a votação iminente do Marco Civil tenham diretamente a ver com o assunto, o fato é que os brasileiros não podem mais usufruir da mesma forma que antes, já que ele perdeu força.

Serviços de DNS, como o que era oferecido pelo Google, tentam traduzir nomes dos sites para endereços de IP de uma forma mais rápida do que o comum. Sem o serviço do gigante das buscas, a tendência é que agora os usuários precisarão encontrar outras alternativas.

Uma solução para os órfãos do Google Public DNS é a utilização de um programa gratuito e aberto da própria empresa chamado Namebench (disponível para Windows, Mac e Linux), que possibilita um teste com vários serviços de DNS ao redor do mundo para avaliar qual é o melhor para seu computador.

Após a divulgação do resultado, que deve aparecer no seu navegador, basta alterar suas configurações de rede com o servidor que for sugerido e aproveitar uma internet mais rápida.