28 de out. de 2013

Mitos e Verdades sobre Baterias de Notebooks e Celulares

Toda bateria deve ter sua carga usada até o final para, então, ser recarregada.

Mito: Atualmente em equipamentos eletrônicos são utilizadas baterias de lítio, que dispensam o cumprimento de recarga e descarga total, desta forma, o usuário pode ligar o equipamento à tomada sem problema algum enquanto usa.

Se a bateria for carregada antes de chegar ao fim, sofrerá o efeito memória: precisará de mais carga antes mesmo que a energia armazenada chegue ao fim. 

Mito: Em aparelhos mais antigos, isso ocorria com freqüência, pois eram utilizadas baterias de níquel e essas sim exigiam carga ou descarga completa do seu ciclo.

O período em que a bateria retém a carga diminui com o tempo. 

Verdade: As baterias têm um período “X” estipulada pela fabricante, ou seja, ela chega a um número de cargas e começa a descarregar com mais rapidez. A Apple, por exemplo, diz que suas baterias dura entorno de 300 ciclos, depois ela perde 20% da capacidade de armazenamento, ou seja, retém 80% da sua capacidade.

Os eletrônicos devem ser desconectados da tomada logo após a bateria encher. 

Mito: Carregadores originais utilizados para realizarem a recarga, param de enviar energia assim que identificarem que a bateria ficou completa, ou seja, chegou a 100%.

Quando o notebook estiver em uso e ligado à tomada, o usuário deve retirar a bateria.

Mito: Não tem problema se a bateria esta ou não encaixada no aparelho, fica a critério do usuário.

Carregar o eletrônico sob o sol pode ser perigoso. 

Verdade: A capacidade da bateria pode ser prejudicada se o aparelho eletrônico estiver um ambiente fechado e com temperatura acima de 35°C, ainda mais se estiver fazendo recarga na tomada, onde a bateria começa a ter um aquecimento devido ao procedimento.

As baterias de produtos eletrônicos não podem ser jogadas em lixo comum. 

Verdade: Muito cuidado quando você for jogar baterias fora, se colocar ela em lixo comum, mais adiante quando tiver contato com o solo ela vai começar o processo de contaminação que pode prejudicar o solo, as plantas e os animais, pois essas baterias contêm mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo, alumínio, além de por estarem já penetradas no solo, entra em contato com os lençóis freáticos.

Dica para quem sofre com a Tela Azul

Se você se deparar com essa tela, você deve prestar a atenção onde esta em vermelho na imagem, são os campos que você pode tirar informações para localizar o problema, primeiramente, dê uma olhada no gerenciador do computador, para chegar até ele, o usuário do Windows XP deve clicar no INICIAR > PAINEL DE CONTROLE >  FERRAMENTAS >  GERENCIADOR  DO COMPUTADOR > SISTEMA, procurar por EVENTOS ou LOGS.

No Windows 7, basta clicar no INICIAR, escrever no campo de pesquisa: FERRAMENTAS e vai aparecer no TOPO: Ferramentas Administrativas, acesse ela e depois o GERENCIAMENTO DO COMPUTADOR.
Vá em Visualizador de Eventos > Logs do Windows > Sistema
Se tiver algum problema de HD ou outro periférico, vai estar um ícone vermelho e ERRO do lado, saberá a origem da tela azul.

Caso não tenha nada de anormal na tela que falamos, vamos para outro passo, vamos checar os drivers dos componentes do PC, caso você tenha atualizado algum driver do PC e depois começou a dar problema de TELA AZUL, clique em INICIAR, clique com o botão direito sobre o MEU COMPUTADOR, clique em PROPRIEDADES, vá no GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS, vá no periférico que você fez a atualização de driver, vá na aba DRIVER, clique em REVERTER DRIVER e teste, caso você NÃO tenha realizado nenhuma atualização de drivers, faça a atualização.

Caso esteja tudo ok e a TELA AZUL persiste, vamos para outro teste, que é da memória RAM, campeã em TELA AZUL, se você tiver dois pentes de memória, vai facilitar, pois você deve retirar um pente e testar ou baixe o programa MEMTEST que vai analisar suas memórias e apontar se há problema ou não.

Caso persista, vamos para mais uma alternativa, um dos motivos da tela azul também pode ser o superaquecimento dos componentes. Principalmente o processador (processadores e placas de vídeo, são os que mais esquentam), geralmente o computador com esse sintoma ele reinicia automaticamente, senão aparece a TELA AZUL, portanto, você pode conferir a temperatura do PC pela BIOS, senão instale o EVEREST ou HWMonitor que te dará essa informação.

Caso a temperatura esteja de acordo com a fabricante e a TELA AZUL persistir, deverá ser radical, reinstalar por cima o sistema operacional (reinstalar por cima, pois, você não perde seus arquivos na partição C:\), se você não tiver nada importante nessa partição, você pode formatar o computador.

Dica sobre problema no MBR



























Bom, o MBR (Master Boot Record) é localizado no setor primário do disco rígido, por ser primário no HD ele tem um função diferenciada dos demais setores, ele é responsável pela inicialização do sistema ou das partições inicializáveis, ele carrega o BOOT do sistema instalado.
 
Alguns erros no MBR são causados por vírus, falha no driver ou alguns programas que tenham alterado as modificações do MBR, geralmente é por vírus, desta forma o vírus pode ser inicializado no carregamento do sistema operacional, visando o registro mestre (zona do MBR) na inicialização e assim ocorre erro e não passa da tela da BIOS.
Os sintomas desses erros são quando o computador não inicia, após a tela da BIOS surgem os erros: Missing operating system, Error loading operating system ou Invalid partition table.
 
A solução para corrigir esse erro no Windows XP, pode ser encontrado no CD/DVD de instalação do Windows, o usuário pode acessar colocando o disco do sistema operacional na unidade de CD/DVD e reinicia o computador (se estiver “setado” o boot primário no CD/DVD ele fará a leitura), no prompt, pressione a tecla “R” para carregar o Console de Recuperação do Windows e digite o seguinte comando: “Fixmbr”, esse comando criará um novo registro mestre de inicialização, permitindo que o PC inicie normalmente, pois, ele separa a região defeituosa.  

No Windows 7, coloque o CD/DVD, ele vai carregar, na tela de Instalar, mais abaixo tem Reparar o Computador, clique e vai abrir Opções de Recuperação do Sistema, deixe selecionado a opção: “Use as ferramentas de recuperação que podem ajudar a corrigir........” e clique em avançar, depois dessa tela, vai aparecer Sistema Operacional, Tamanho e Local, selecione o Windows 7 e avançar, vai aparecer “Escolha uma ferramenta de”, selecione a última, PROMPT DE COMANDO, digite o comando bootsect /nt60 ALL /force /mbr e dê Enter. Espere o Windows processar tudo. Depois, basta fechar a janela e reiniciar o micro.

26 de out. de 2013

Como resolver o Erro 507 no BlackBerry

Era uma vez…
Você, feliz e contente com seu querido BlackBerry, quando toma conhecimento de um aplicativo que mudará sua vida. Sem vacilar, você instala o programinha, que solicita (ou não) uma reinicialização do smartphone para concluir a instalação, que é prontamente autorizada. Enquanto aguarda ansiosamente o retorno do BlackBerry para iniciar o uso do novo aplicativo, você é presenteado com a seguinte tela:

 O que houve? Magia negra? Não, digamos simplesmente que o aplicativo tão desejado não se comportou muito bem e corrompeu a instalação do sistema operacional do seu BlackBerry. Sinto lhe informar que todos os dados existentes  (mensagens, SMS, contatos e compromissos) foram perdidos, mas é possível restaurar o funcionamento do seu  BB, basta manter a calma e seguir os passos abaixo. Funcionou comigo.
1) Baixe a última versão do BlackBerry Desktop Software: http://br.blackberry.com/services/desktop/
3) Agora baixe o BBSAK (BlackBerry Swiss Army Kit ou canivete suiço para BlackBerry) em seu PC: http://bbsak.org/download.php
4) ATENÇÃO! Baixe também o sistema operacional específico para seu BlackBerry/Operadora: http://na.blackberry.com/eng/support/downloads/download_sites.jsp
5) Instale no PC os softwares acima nesta ordem:
  • BlackBerry Desktop Software
  • MS Framework.Net
  • Sistema Operacional do BB (isso mesmo, instale no PC)
  • BBSAK
  • 6) Conecte seu BlackBerry ao PC via cabo USB e execute o BBSAK
    7) Clique no botão WIPE DEVICE na janela do BBSAK. Isso vai apagar o sistema operacional problemático. Ao final do processo, o BB exibe o Erro 507 (ausência de SO). Calma, isso é normal.
    8)  Mantenha o BB conectado ao computador e clique no botão LOAD OS.
    9) Siga as instruções na tela.
    10) Ao final do procedimento, o BB será reinicializado e o sistema operacional estará restaurado.
    11) Fim!
    Então, tudo voltou ao normal, certo? Agora restaure o último backup (espero que tenha o hábito de fazê-lo) reinstale seus aplicativos, exceto aquele programinha maravilhoso que causou essa bagunça toda.

    24 de out. de 2013

    Dicas para Linux: Mate o X no Ubuntu

    Diz a lenda que sistemas Linux não travam. Ainda mais quando eles dominam a supercomputação. Bom, isso é só lenda. Qualquer sistema pode travar e o grande culpado é algum programa ou driver que se comportou de maneira inadequada. Agora imagine ter que reiniciar o PC quando isso acontece. Chato, não? Pois você não precisa. Mate o X e resolva seus problemas.

    Um recurso usado por usuários de sistemas GNU/Linux é a reinicialização do servidor gráfico, evitando ter que desligar o computador e religá-lo. Ele caiu em desuso, principalmente pelo sucesso do Ubuntu.

    Para matar o X, o servidor gráfico do sistema, bastava apertar “Ctrl + Alt + Backspace”. A Canonical retirou o atalho de sua distribuição. É provável que o departamento de “Markting” (alguém entendeu a piada?) tenha pensado “vamos retirar do sistema, para dar a sensação de Linux estável”.

    Felizmente o Ubuntu de hoje não o Ubuntu do passado e ele é sim estável. Mas eventualmente drivers e programas podem fazer o sistema da empresa britânica travar. É raro, mas pode acontecer. Mas como então irei matar o X se não dá para usar a famosa combinação de teclas?

    Ativando o atalho do teclado

    É simples ativar a combinação de teclas que faz o servidor gráfico reiniciar. Está vendo o menu do sistema perto do relógio? Clique lá e depois na opção “Configurações do sistema,,,”.
    Aberto o menu de configurações do Ubuntu, selecione o “Teclado”.


    Vai aparecer uma opção chamada “Configurações de dispositivos”. Clique.

     
     Agora aperto no botão de opções, embaixo.


    No menu que irá se abrir, marque a opção no sub-menu “Sequências de teclas para matar o servidor X”.



    Agora você pode ser o maior assassino do X, matando-o sempre que quiser.

    22 de out. de 2013

    Erro ao copiar arquivos grandes para pendrive

    Você compra um pendrive maior de 4GB para copiar filmes, jogos e outros arquivos grandes e na hora de copiar arquivos para o pendrive recebe uma mensagem de disco cheio do pendrive? Aqui você vai entender porque isso acontece e como resolver este problema.

    Sistema de arquivos FAT32


    Este é o sistema de arquivos antigo, usado principalmente por Windows 95 e Windows 98. Neste formato o disco não irá suportar arquivos maiores de 4GB, ou seja, mesmo que tenha espaço em disco sobrando, você não conseguirá copiar o arquivo.

    Sistema de arquivos NTFS


    É um sistema de arquivos moderno, que veio no Windows Me e ficou popular no Windows XP. Ele consegue ler arquivos muito grandes, além de ser mais rápido para fazer transferências e copias de arquivos.

    Converter pendrive fat32 para ntfs


    A solução para o problema então é simples, basta converter seu pendrive do sistema fat32 para ntfs.

    1. Abra o MS-DOS através do Menu Iniciar > Executar ou através da combinação de teclas bandeira do Windos + R, digite cmd e tecle enter. Abrirá uma janela preta.
    2. Digite o seguinte comando na janela: CONVERT G: /FS:NTFS, substituindo o G: pela letra que esta o pendrive.

    Pronto! Seu pendrive vai ser convertido para o formato correto e sem perda de arquivos que já estavam no pendrive.

    Desvantagens ao fazer a conversão


    Muitos aparelhos hoje permitem a execução de vídeos e outros arquivos diretamente por pendrive. A maioria deles não irá reconhecer mais seu pendrive se mudar o sistema de arquivos de fat32 para ntfs.

    Acabe com os problemas do “explorer.exe”

    O Explorer.exe é um dos principais aplicativos do sistema operacional Windows. É ele que comanda todos os processos que envolvem alguma ação em arquivos ou pastas, como cópias ou navegação de arquivos.

    Com o tempo e a instalação de vários aplicativos, alguns arquivos do Windows podem ser danificados ou modificados. Logo o erro “O explorer.exe encontrou um problema e precisa ser fechado” começa a aparecer.

    Voltando a versão original dos arquivos protegidos do Windows

    A melhor solução é sempre tentar voltar a versão original dos arquivos do Windows, desta maneira você evita ter que formatar e na maioria dos casos o problema é resolvido.
    1 – Acesse o executar através da combinação de teclas bandeira do windows + R.
    2 – Digite o comando SFC / SCANNOW e pressione enter.
    Insira em sua unidade de CD uma mídia da versão do Windows que você esta rodando. O Windows fará uma varredura nos arquivos importantes para ele, e irá restaurar aqueles que estiverem danificados ou modificados.

    Problemas de impressão no Terminal Service

    Quando surgem problemas de impressão, podemos enfrentar casos simples (como a troca de um cabo), à casos que envolvem diversos componentes (protocolo de rede, versão do driver da impressora, código da aplicação cliente de impressão, etc).


    Neste post, abordaremos um cenário de impressão através de uma sessão de Terminal Services 2008 que, se mal planejado, é comumente um gerador de diversos problemas de impressão, dada a complexidade e o envolvimento de diferentes componentes e softwares.

    O problema

    Você conecta-se ao Windows 2008, a partir de seu Windows XP, utilizando o Remote Desktop Client. Vale comentar alguns fatos:

    Para que a tecnologia Easy Print funcione corretamente, precisamos que o cliente de Terminal Services atenda a estes requisitos:

    - Remote Desktop Protocol - versão 6.1
    - .Net Framework 3.0 Service Pack 1 (ou superior)


    O Microsoft Windows XP com Service Pack 3, já inclui o suporte ao RDP 6.1, no entanto, a instalação do .Net Framework deve ser feita manualmente. Você pode usar este link: http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=109422
    A impressora, que está instalada em seu Windows XP, é mapeada na sessão de Terminal Services através do serviço redirecionamento do Terminal Services.
    Ao tentar imprimir um documento, que está aberto na sessão de Terminal Services, você verifica duas situações comuns: 


    a. A fila de impressão na sessão de TS exibe o trabalho de impressão, e aparentemente ele é processado com sucesso, no entanto, nenhum documento é impresso, ou a impressora apenas imprime folhas em branco ou ainda, com caracteres inválidos.
    b. A fila de impressão (no servidor ou cliente) exibe o trabalho de impressão com o status de erro. Através do Event Viewer, você consegue ver um evento com ID 6161, em seus eventos de sistema. 







    Possíveis soluções

     O teste nº 1 deve ser – por mais óbvio que isso pareça – a impressão local. Se o computador consegue imprimir localmente (para a fila que está configurada nele), então podemos prosseguir com o testes no ambiente de TS.

    Caso você tenha encontrado problemas aqui, procure suporte com o fornecedor de seu equipamento, e verifique o básico: cabos, versão de driver, mensagens no console do equipamento e suprimentos para impressão.

    O event viewer do computador cliente também pode ajudar muito.

    Ao acessar a sessão de Terminal Services, verifique se a impressora foi mapeada corretamente, e caso positivo, tente imprimir uma página de testes, através das propriedades da impressora.

    Se a fila não foi mapeada, verifique o documento Terminal Services Printer Redirection. Neste post, não veremos problemas de redirecionamento de dispositivo.

    É importante que seus testes sejam conduzidos em software Microsoft. Ao tentar imprimir, utilize a função “página de teste”, ou crie um documento no Notepad, ou qualquer outro aplicativo Microsoft. Isso porque, se a única aplicação a não imprimir for a sua aplicação (própria ou de terceiros), a Microsoft não tem como lhe fornecer suporte, e você terá que revisar a aplicação para entender o que está acontecendo, já que os produtos nativos do sistema operacional, imprimem.


     Easy Print é a nova tecnologia, desenvolvida pela Microsoft, para facilitar os cenários de impressão através de sessões de Terminal Services. Para saber mais sobre isto, consulte: Terminal Services Printing. Apesar disso, como toda nova tecnologia, nem todos os dispositivos de sua rede estão prontos para funcionar com ela. Para começar, se você utiliza Windows XP, o pré-requisito para que o Easy Print funcione, é que você esteja com o Remote Desktop Protocol deve estar na versão 6.1 e o .NET Framework deve estar na versão 3.0 Service Pack 1. Versões superiores são igualmente aceitas. O Service Pack 3 do Windows XP, e o Service Pack 1 do Windows Vista já incluem o RDP 6.1, já a instalação do .NET Framework 3.5 Service Pack 1 pode ser obtida aqui. Você também pode obter a mais nova versão do RDP (versão 7) aqui, para os seus sistemas operacionais Microsoft.

    Mesmo com todos esses requisitos atendidos, existem diversos outros fatores que podem impedir que seu dispositivo de impressão funcione bem com o Easy Print:

    Driver disponibilizado pelo fabricante (Tente atualizar, mas nem sempre isto basta).
    O modelo de impressora não consegue imprimir arquivos XPS, localmente. (O spool, gerado pelo Easy Print, trafega os dados em formato XPS, e esse é um bom teste).
    Seu ambiente não possui os Service Packs mais recentes para seu Windows (incluindo as versões 2008, Vista e XP).



    Solução: Este caso é sempre complexo – e às vezes, polêmico – pois a solução nem sempre inclui imprimir e manter o Easy Print ativo – como cenários com impressoras matriciais, algumas com drivers com tecnologia proprietária, ou aplicações que geram arquivos de spool com formato muito específico. Para todos os efeitos, o time de suporte Microsoft é capaz de trazer a melhor solução possível, com a análise de seu cenário específico, e a garantia de que todos os requisitos necessários estão sendo atendidos. Acesse o Suporte Microsoft para maiores informações.

    Outra solução – ainda que você não queira utilizá-la definitivamente – é testar como seu servidor Microsoft Windows Server 2008 se comporta com e sem o Easy Print ativo.


    Para isto, acesse o servidor e:

    Execute a ferramenta “gpedit.msc”. Com o console do Group Policy Editor aberto, navegue por:
    Computer configuration >> Administrative templates >> Windows Components >> Terminal Services >> Terminal Server >> Printer Redirection
    Localize a política chamada: “Use Terminal Services Easy Print driver first” e dê um duplo clique.
    Na tela que se abre, configure a política como “Disabled”.
    Para concluir, em um prompt de comando, execute o comando gpupdate /force.

    Isto desativará o Easy Print para as novas conexões de Terminal Services.

    Se isto resolver o problema com sua impressora redirecionada, você pode considerar atualizar o driver da impressora, ou trocar o modelo de dispositivo, para fins de teste. Como sempre, você pode contatar o suporte Microsoft e pedir uma segunda opnião.

    Motivo: Como dito antes, muitas vezes, os dispositivos podem não estar prontos para a tecnologia Easy Print, seu ambiente pode não conter todas as atualizações/correções disponíveis, e você pode ter requisitos muito específicos para impressão, que dificultam a utilização dessa tecnologia.
     

    Terminal Services, Antivírus, Redirecionamento de recursos e confusão 

    Todo dispositivo redirecionado por uma sessão de Terminal Services, depende do protocolo de Remote Desktop. O protocolo que dá suporte ao redirecionamento de impressoras escreve informações no registro do Windows, que são utilizadas durante a sessão de Terminal Services, e trabalham no mapeamento desses dispositivos.

    Os softwares Anti-Vírus, no estrito cumprimento de seu dever, muitas vezes causam alguns efeitos colaterais indesejados, assim como técnicas e produtos de “hardering”, mal-utilizados ou mal-interpretados. Entre estes efeitos, temos a negação de permissões (visto na 1ª abordagem) e em alguns casos mais severos temos problemas com a escrita em registro, vital para o funcionamento do Windows e seus serviços.

    As portas utilizadas no redirecionamento de impressoras, em sessões de Terminal Services, ficam na chave de registro:

    “HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\DeviceClasses\{28d78fad-5a12-11d1-ae5b-0000f803a8c2}\##?#Root#RDPDR#0000#{28d78fad-5a12-11d1-ae5b-0000f803a8c2}”

    Teoricamente, durante sessões de Terminal Services que utilizam redirecionamento de dispositivos, você verá entradas com o formato “TSXXX” (onde XXX representa um número sequencial para as portas em uso) abaixo dessa chave. Ainda, na teoria, é comum que estas entradas se renovem automaticamente, conforme a necessidade de redirecionamento de recursos.

    O problema começa quando, por razões desconhecidas, a escrita para esta chave é negada ao sistema de impressão do Windows, e as entradas “TSXXX” começam a se acumular, sem renovação.




    Solução: Se você estiver enfrentando esse cenário, a solução ocorre com os passos a seguir:

    Finalize todas as sessões de Terminal Services. Você pode, no entanto, utilizar uma sessão de Terminal Services para executar os passos abaixo.
    Acesse o console do Windows com um usuário administrativo, e, na janela “run” (executar), digite o comando regedit.exe.
    Abra um novo “run” e execute o comando services.msc. Pare o serviço de impressão chamado “Print Spooler” (Spooler de impressão).
    De volta ao editor de Registro do Windows, navegue até a chave:
    “HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\DeviceClasses\{28d78fad-5a12-11d1-ae5b-0000f803a8c2}\##?#Root#RDPDR#0000#{28d78fad-5a12-11d1-ae5b-0000f803a8c2}”
    Faça um back-up desta chave e apague todas as entradas iniciadas em “TS”.
    Adicionalmente, faça uma busca por arquivos com a extensão *.BUD (exemplo: TTY.bud) na partição do sistema operacional. Acrescente a extensão “.OLD” a eles.
     

    Volte aos “Serviços” (services.msc) do Windows, e reinicie o serviço de impressão (Print Spooler).

    Nesse ponto, a impressão deve voltar a funcionar para as novas sessões de Terminal Services, caso o problema esteja ligado a portas de redirecionamento bloqueadas em registro. 


    Motivo: Como vimos, alguns softwares e ações dos administradores podem bloquear porções do registro do Windows e arquivos de sistema, o que gera diversos problemas para o sistema operacional. Outras situações que podem levar a esse problema são desligamentos inesperados, vírus, atualizações e instalações de software malsucedidas, entre outras ocorrências, impossíveis de serem listas por completo, aqui.

    Permissão ao spool

    Consegui resolver um problema de impressão no TS, adicionando permissão de controle total a pasta spool a todos os usuários do domínio (ou pelo menos para os que irão usar a impressora). 

    21 de out. de 2013

    Como remover o Babylon, PSafe, Hao123, Ask Tolbar, Iminent, Snap.do e Funmoods

    1 – Faça download do AdwCleaner que é um software capaz de remover Adwares (programas que infestam o computador de anúncios), barras e quaisquer outros programas suspeitos do seu computador.

    2 – Execute o pequeno software baixado e clique no botão “Scan”. Imediatamente o programa começará a fazer um escaneamento no seu computador a procura de pragas que possam estar em navegadores e até nos registros do seu computador.

    3 – Ao terminar o escaneamento, clique de aba em aba, indo de “folders” até a sua última aba para ver os vestígios que os programas que se auto instalaram no computador deixaram. E para fazer a remoção, você pode clicar no botão “Clean” que automaticamente o programa removerá.


    NOTA: Clicando no botão  “Clean”, ele poderá fechar sem aviso todos os seus navegadores e programas que estejam em execução e até mesmo reiniciar o seu computador. Por tanto, lembre-se de salvar qualquer trabalho ou qualquer outra coisa que esteja aberta, para que você não tenha trabalho para restaurar depois.

    Conheça buscadores alternativos ao Google

    19 de out. de 2013

    De onde surgiu o papel de parede do Windows XP?


    Todo mundo que tem um Windows que seja da versão XP ou mais atual conhece esse papel de parede. Um céu azul com algumas nuvens e um morrinho verde, algo que pode lembrar na sua imaginação o verdadeiro paraíso. Até porque as cores são bem saturadas. Mas você já parou para pensar se esse lugar realmente existe?
    A resposta é: Sim! Tudo começou em 1996, quando o fotógrafo Charles O'Rear estava dirigindo na Highway 121, que fica entre os condados de Napa e Sonoma, em direção a cidade de Marin. Ele viu essa colina verde e o céu azul. Não pensou duas vezes e tirou uma foto. Em 2000, a Microsoft procurou por uma nova imagem, encontrou essa e a batizou com o nome de Bliss.

    E você aí pensando que tudo não passava de montagem ou computação gráfica.


    17 de out. de 2013

    Descubra e corrija os problemas mais comuns em redes de computadores

    Há diversos possíveis motivos para que determinado ponto da rede não esteja se comunicando com o resto dos computadores. Encontrar o problema o mais rápido possível depende do conhecimento técnico e da estrutura da rede do responsável por ela. Mas independente disso, boa parte dos contratempos têm sua origem na parte física e, em casos que há uma configuração mal feita, no software.
    Placa de rede com defeito ou queimada
    Descobrir se a placa de rede está queimada é fácil: com o computador ligado e o cabo de rede conectado corretamente, basta olhar para o hardware e ver se acendem algumas de suas luzes. Algumas vezes, porém, a placa continua com a aparência de que está ativa e não transmite nada. Em alguns casos, a peça também não é reconhecida pelo sistema operacional.



     Portanto, se a placa está conectada fisicamente, a estrutura da rede está funcional e os drivers instalados no sistema operacional, mas não acontece nenhum tipo de comunicação com os outros equipamentos, é porque o hardware está danificado e precisa ser substituído. Confirmada a condição, basta trocar a peça para resolver a situação.

    Cabo mal encaixado, oxidado ou com conector mal feito

    Um cabo mal encaixado na placa de rede ou no switch também pode deixar o equipamento fora da rede. Embora os conectores sejam desenhados para engatarem perfeitamente, às vezes, eles podem falhar por estarem com os contatos oxidados ou por causa de um conector malfeito. Na pior das hipóteses, a peça pode até mesmo estar mal ou totalmente desencaixado em uma das pontas (no computador ou no switch).


      
    Depois de verificar, retire o conector e dê uma olhada se os contatos estão oxidados ou se os fios do cabo de rede estão mal posicionados. Se uma das possibilidades acima for confirmada, é preciso cortar e encaixar um novo conector, o que deve ser feito por uma pessoa com a ferramenta adequada e conhecimento no assunto.

    Cabo rompido ou danificado

    Cabos danificados podem causar lentidão, ocasionando uma série de problemas, até chegar a um ponto em que o uso da rede se torna impraticável. Isso ocorre porque os equipamentos enviam informações fazendo uso de checagem de erros e, com isso, sempre que um dado chega ao destino e são detectados erros, ele é mandado novamente. E isso se repete até que mensagem chegue completa ao outro lado.



    Dependendo do tamanho da rede e da forma como ela foi estruturada, essa pode ser a situação mais complicada, embora bem mais fácil para descobrir. Usando testadores de cabos nas duas pontas é possível confirmar se um determinado fio está rompido ou apenas comprometido. Com isso, basta fazer sua substituição. É possível também realizar emendas, mas essa não é uma prática recomendada, pois irá degradar a qualidade da comunicação da rede ao longo do tempo.

    Switch queimado ou com porta queimada

    Mesmo com os atuais no-breaks, problemas com descarga elétrica podem danificar apenas algumas portas e, mas, algumas vezes, o Switch também pode sofrer problemas. Primeiro, é preciso checar se o equipamento está funcionando normalmente. Para isso, o usuário deve checar o painel físico do aparelho ou acessá-lo através de um navegador, se houver esse tipo de recurso.

    Se o Switch estiver queimado, a constatação é simples: nenhuma das luzes de indicação estarão acessas. Mas se a peça estiver ligada e com um comportamento suspeito - como por exemplo, quando mesmo com as luzes das portas acesa, vários computadores não se conectam à rede -, isso significa que ele pode estar bastante comprometido. A solução mais rápida nos dois casos, é substituir o switch por um novo.

    Se apenas a porta por onde o computador problemático está conectado fisicamente estiver desativada, pode ser uma indicação de que ela pode esta queimada. Para resolver a situação, basta pegar o cabo nela conectado e inseri-lo em uma saída que esteja funcionando. Entretanto, como o comprometimento de algumas portas pode prejudicar o operação total do aparelho depois de certo tempo, é recomendável a substituição do switch o mais breve possível.

    Rede sem fio que não alcança um determinado local

    As redes sem fio são práticas e simples de usar, mas, por causa do meio físico e das frequências que utilizam, estão sujeitas a todo tipo de interferências. Por isso, se a rede wireless não alcança um determinado local que está dentro da área mínima de alcance dela, você precisa procurar por barreiras físicas que podem estar diminuindo a intensidade do sinal ou por equipamentos que talvez esteja, fazendo o roteador falhar em alguns momentos.








    Infelizmente, essa é uma tarefa essencialmente visual. O idela é ir aos locais próximos e fazer uma busca por itens que se enquadrem como barreiras ou possíveis fontes de interferência.

    Barreiras físicas podem ser paredes muito densas, aquários ou qualquer outro item que consiga distorcer ou diminuir a intensidade do sinal. Dispositivos elétricos como telefones sem fio, forno de micro-ondas ou qualquer outro aparelho que façam transmissões em frequências usadas pelos dispositivos de rede Wi-Fi podem ser fontes de interferência.

    No caso de empecilhos físicos, a melhor medida é a localização do Access Point da rede ou adicionar repetidores antes das barreiras. Para resolver o problema dos equipamentos que causam interferência, o ideal é colocá-los o mais longe possível dos dispositivos de rede.

    Software

    Se seu problema não é nenhum dos citados anteriormente, a complicação pode estar relacionada ao software. Por exemplo, se a rede está fisicamente funcional e configurada no sistema operacional e, ainda assim, não é possível acessar os arquivos que estão na rede, pode ser que seu computador esteja configurado com um grupo de trabalho diferente do restante dos equipamentos.

    Para mudar isso no Windows 7, basta clicar com o botão direito no ícone do "Meu Computador" e escolher a opção “Propriedades” no menu que aparece. Na janela que abrir, clique em “Configurações avançadas do sistema” e, na tela seguinte, clique na aba “Nome do computador”. Em seguida, vá em “Alterar…”. Então, digite o nome do grupo no campo “Grupo de trabalho" e confirme.

    Em redes em que os computadores usam configuração automática e não conseguem se conectar, isso pode indicar que o servidor DHCP (que fornece essa configuração) está fora do alcance, por algum motivo. Nesse caso, basta ativar novamente o servidor que tudo volta a funcionar.As possibilidades citadas acima podem ocorrer ocorrer individualmente ou em conjunto, e isso por confundir e complicar um pouco o diagnóstico.

    Para simplificar a busca dos problemas, o ideal é eliminar a maior parte das possibilidades, começando pelo óbvio e indo para o mais improvável. Se o responsável pela rede souber de eventos incomuns (descargas elétricas, obras em um ponto onde passam os cabos ou outros acontecimentos que poderiam danificar a estrutura da rede), ele pode facilmente pular algumas etapas e chegar mais rápido à causa do problema.
     

    Infectado com vírus? o Windows Medkit pode ajudar

    A praga de um qualquer vírus que invade o nosso computador nunca é agradável. O ideal é manter o PC sempre seguro e manter as nossas aplicações de segurança atualizadas. Ora como ajuda naqueles momentos em que mais nada parece funcionar, seja ainda sob o ataque do vírus seja após a desinfecção, deixamos aqui a dica do Windows Medkit.

    Trata-se de uma importante coleção de ferramentas que podem ser, eventualmente, capazes de ajudar a reparar os danos deixados durante e após a remoção um vírus, podendo provavelmente ajudar em algumas outras situações.


    Quando o programa inicia vemos uma pequena janela onde clicando no menu o WinMedkit revela as suas várias opções. Podemos ter acesso a um gerenciador de programas de inicialização simples. Por outro lado, se o tal vírus desativou o Gestor de Tarefas este poderá ver um programa similar que nos pode ajudar a salvar em determinadas situações.

    O programa é extremamente simples e ainda permite que selecionemos vários processos ao mesmo tempo e terminá-los todos com um só clique.


    O “Safe Explorer” ou em português explorador seguro, é um gerenciador de arquivos. Novamente, é extremamente simples, e suficiente para acender ao nosso sistema, copiar, mover ou apagar ficheiros, juntamente com alguns extras úteis.

     Um módulo “Fixes” existe para se aplicar ajustes do registro para corrigir problemas comuns. Se um vírus desativou o Regedit , o gerenciador de Tarefas ou a janela de comando , por exemplo, então o programa pode restaurar o acesso com um clique .

     O programa pode também ajudar a apagar arquivos ocultos ou de autorun , por exemplo. E um menu de sistema permite o lançamento de ferramentas comuns do Windows ( Explorer, Task Manager, Prompt de Comando , MSConfig , a caixa Executar, e muito mais) .

    Para quem gosta deste tipo de ferramenta portátil, então o Windows Medkit vale bem a pena o download. É ridiculamente pequeno, oferecendo efetivamente uma grande performance e utilidade.

    Fica a nota recordatória para os utilizadores mais básicos, pois trata-se de uma ferramenta poderosa que, com má utilização, pode provocar danos graves no PC e respectiva configuração.

    Licença: Freeware

    Sistemas Operacionais: Windows XP, Vista, 7 e 8

    Download: Windows Medkit 1.7 [107 KB]

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